Denúncia contra o IAUPE – A POSIÇÃO DA ADUPE
DENÚNCIA CONTRA O IAUPE
A posição da ADUPE
A Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco – ADUPE, vem a público repudiar as denúncias formuladas pelo deputado Sílvio Costa, na sessão plenária da Assembléia Legislativa do dia 23 de agosto, contra o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE) e à própria Universidade.
A entidade entende que houve precipitação, por parte do parlamentar, ao formular as denúncias com base em interpretações equivocadas, quanto ao papel e aos objetivos do IAUPE. Condena, da mesma forma, os termos injuriosos e caluniosos utilizados pelo deputado quando se referiu ao reitor Emanuel Dias e a outros dirigentes da instituição.
Seguindo a posição do ANDES-SN, do qual é filiada, a ADUPE sempre se posicionou contra a utilização de institutos e fundações, pelas universidades. Reconhece, no entanto, que este instrumento é utilizado na maioria das universidades brasileiras, sejam federais ou estaduais, que têm buscado essa saída como único meio de sobrevivência, já que os governos não cumprem o seu papel constitucional de manutenção e desenvolvimento do ensino superior público.
O Sindicato, juntamente com as entidades dos estudantes (DCE) e servidores (SINDUPE) da UPE, lutam para que o Governo do Estado assuma de vez a sua responsabilidade com o financiamento integral da UPE. Para isso, vêm discutindo um projeto de autonomia através do qual esse financiamento, previsto na própria Constituição Estadual, esteja garantido.
A DIRETORIA