Comunidade UPE defende a Educação como um bem público
Na quinta-feira (05.06) aconteceu uma reunião convocada pelo então Presidente em exercício do CONSUN, Professor Rivaldo Mendes, para debater um documento que trata da Educação e integra um conjunto de Estratégias orientadas para a visão de futuro de Pernambuco – Educação.
As atividades foram coordenadas pela professora Izabel Avelar, pró-reitora de graduação, que apresentou o documento, ressaltando aspectos importantes e outros problemáticos para a UPE, considerando a sua responsabilidade enquanto instituição pública.
Falando em nome da UPE Campus Petrolina, que participou da reunião através do sistema de vídeo conferência, o professor Moisés Almeida, diretor daquela Unidade de Ensino ressaltou que o documento se baseia implicitamente por conceitos que depõem contra a integralidade da educação e a responsabilidade do Estado.
No mesmo sentido e, tomando como referência o Plano Nacional de Educação, o fez o professor Luiz Alberto, diretor do Campus UPE Mata Norte e Mata Sul fez o seu pronunciamento. Os dirigentes da ADUPE e do SINDUPE, Itamar Lages e José Rosa, respectivamente, criticaram a ênfase meritocrática e exclusão dos trabalhadores que atuam nas atividades meio.
Sobre o documento "Estratégias orientadas para a visão de futuro de Pernambuco – Educação" leia os seguintes artigos:
• Considerações sobre o documento Estratégia de Educação 2035 – Por Fernando Antônio Gonçalves