Cisam pede contratação de médicos ao Governo de Pernambuco

Do NE10 – Publicado em 28.03.2012, às 13h21

Em nota divulgada no fim da manhã desta quarta-feira (28), o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE), informou que solicitou ao Governo do Estado a contratação de médicos para suprir a demanda da unidade de cuidados intensivos neonatal. A defasagem foi um dos motivos da interdição ética do Cisam pelo Conselho Regional de Medicina (Cremepe).

Ainda na nota, a unidade de saúde disse não ter autonomia para realizar a contratação de profissionais. O Cisam, que fica no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, é referência no atendimento a gestantes e recém-nascidos de alto risco no Estado. A UTI neonatal foi inaugurada em 2002 e, desde então, enfrenta carência de profissionais.

O único serviço paralisado no centro de saúde foi o dessa UTI. A emergência e os atendimentos a gestantes já internadas, por exemplo, não foram suspensos. No entanto, pacientes sem risco de vida devem procurar outras unidades para internações e exames. O Cremepe está monitorando todos os serviços prestados pelo Cisam.

FISCALIZAÇÃO – Na semana passada, o teto da sala de parto desabou. Ninguém ficou ferido, mas o local e o bloco cirúrgico precisaram ser interditados por dois dias, quinta (22) e sexta-feira (23). Durante os reparos, foram encontrados larvas de moscas e um rato morto, que fizeram a unidade passar por uma dedetização emergencial. As obras de reparo ainda não foram iniciadas, mas, segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a que é ligada a unidade de saúde, devem começar nos próximos dias.

Após os incidentes, na última sexta-feira (23), representantes do Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) estiveram no Cisam para realizar uma fiscalização. Nessa terça-feira (27), foi feita a interdição ética da UTI neonatal.

Do NE10

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *