Centrais sindicais e movimentos sociais preparam mobilização nacional contra a reforma da previdência

Adupe participou da plenária de organização do movimento, realizada na manhã desta sexta-feira (15/02)

Centrais sindicais de Pernambuco, representações sindicais e partidárias participaram, na manhã desta sexta-feira (15/02/2019), na sede do Sinpol, em Santo Amaro, de uma reunião ampliada para preparação da mobilização nacional marcada para o dia 20 deste mês contra a reforma da previdência.

Participaram do encontro representantes das Centrais Sindicais de Pernambuco (CUT, CTB, CSP Conlutas, Força Sindical, Intersindical, Nova Central e UGT). Também estiveram presentes representantes da Unidade Popular, da Central de Movimentos Populares e dos partidos PSTU, PT, PCdoB e PSOL. A Adupe foi representada pela Diretora 1ª Tesoureira, Janne Freitas.

Além da plenária, as centrais sindicais convocaram a classe trabalhadora para a luta contra a reforma previdenciária, através de carros de som em toda a Região Metropolitana do Recife.
As centrais sindicais de Pernambuco já reafirmaram sua posição contrária a qualquer proposta de reforma que fragilize, desmonte ou reduza o papel da Previdência Social Pública.

A Proposta de Emenda Constitucional, PEC da reforma da Previdência, que deve ser encaminhada ao Congresso Nacional nas próximas semanas prevê mudanças na idade idade mínima para aposentadoria, um gatilho para reduzir as aposentadorias das mulheres, aumento no valor das contribuições e redução de 40% no valor das pensões.

O grande ato em defesa da aposentadoria e da Previdência Social será no dia 20 de fevereiro, a partir das 10h, na Praça da Sé, no centro de São Paulo, onde os trabalhadores e trabalhadoras realizarão uma Assembleia Nacional para definir um plano de lutas unitário.

O movimento ocorrerá simultaneamente em todo o país. De acordo com Janne Freitas, em Recife, a manifestação será na Praça da Independência, onde também ocorrerão aulas públicas com o objetivo de informar e dialogar com os trabalhadores sobre os prejuízos irreversíveis da nefasta reforma que está sendo proposta pelo governo de Jair Bosonaro.

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *