Campus Garanhuns estabelece parceria com a USP
A Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, através do NUEFE – Núcleo de Estudos em Psicologia Fenomenológica Existencial, acaba de realizar parceria com a Universidade de São Paulo – USP, através do Projeto Bandeira Científica. O projeto tem aprovação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina da USP, bem como pela Comissão de Ética do Hospital das Cínicas de São Paulo.
O Projeto atua com alunos e profissionais e tem por objetivo desenvolver atividades que promovam assistência bio-psico-social para comunidades de diferentes regiões do país.
De acordo com a professora Janne Freitas, do curso de Psicologia, essa conquista é inédita no Curso e representa importante parceria para produção acadêmica e científica para a UPE.
Este ano, a expedição do Bandeira Científica estará presente na cidade de Afogados da Ingazeira, interior de Pernambuco, durante o período compreendido entre os dias 08 e 19 de dezembro de 2012. O Curso de Psicologia da UPE estará participando com os seguintes alunos: Jéssica Veríssimo, Andréia Arruda, Jailton Melo e Vanessa Magalhães, além das psicólogas/professoras coordenadoras do NUEFE Janne Freitas de Carvalho e Suely Emília de Barros Santos.
Serão desenvolvidas atividades de Plantão Psicológico junto com as demais alunas de Psicologia da USP. O Plantão Psicológico é uma modalidade de intervenção que possibilita atenção e cuidado para a população através da escuta e do acolhimento àqueles que procuram ajuda, permitindo uma compreensão do sofrimento narrado.
Atualmente o NUEFE vem implementando o serviço de Plantão Psicológico através do espaço do SAP – Serviço de Atenção Psicológica (clínica-escola) da UPE. Os coordenadores acreditam que a parceria com o Bandeira Científica irá fortalecer o serviço, bem como possibilitar que novos campos sejam abertos para o desenvolvimento do plantão junto à comunidades e/ou instituições de Garanhuns e região circunvizinha. Conseguintes trabalhos acadêmico-científicos serão elaborados, artigos científicos publicados, bem como outras estratégias serão implementadas com o intuito de promover ações que favoreçam o compartilhamento de informações e a aproximação da Universidade com a sociedade.