Avaliação de desempenho – veja aqui aqui as orientações
Os problemas do sistema de avaliação de desempenho docente foram discutidos na manhã de ontem (01/04), na Pró-Reitoria de Administração da UPE, pelos gestores da Universidade e representantes da Adupe. A reunião foi convocada pelo pró-reitor de Administração da UPE, Pedro Falcão. Além do pró-reitor, participaram Hosana Apolinário e Ricardo Anízio (Recursos Humanos) Éricka Medeiros e Márcio Nogueira (Núcleo de Comunicação e Tecnologia da Informação-NCTI), Itamar Lages e Ana Virgínia Veríssimo (ADUPE). também participaram da reunião as professoras Gleicy Fátima Medeiros de Souza e Mônica Pontes, vice-diretora da FOP.
Inicialmente foram levantados todos os problemas que estão afetando o processo de avaliação de desempenho. Em seguida, foram adotadas algumas medidas para corrigir as falhas e organizadas as orientações, que deverão ser publicadas também no site da UPE.
A diretoria da ADUPE entende que é preciso a participação dos docentes neste processo, pois esta também é uma maneira de lutar pela consolidação de um processo ainda incipiente e resgatado à duras lutas depois de mais de uma década sem processo de progressão na carreira acadêmica.
Orientações sobre o processo
1 – O processo, iniciado em 17 de março, será encerrado no dia 18 de abril. O período é definido pela SAD/Governo do Estado.
2 – Todos os docentes em atividade, exceto os que estão em estágio probatório, devem participar das etapas de avaliação.
* Os docentes titulares, pelo fato de estarem na situação de faixa única, não progridem na carreira.
3 – Mesmo quem esteve ou está em licença prêmio deve fazer a ADD. Para tanto deve ser referir apenas ao período em que esteve fora de tal condição.
4 – A estrutura geral do processo de avaliação de desempenho está mantida, conforme etapas descritas abaixo:
a) 1ª etapa da avaliação.
Os docentes devem acessar o Portal do Servidor do Estado de Pernambuco, e neste, o ícone da avaliação de desempenho onde está o formulário eletrônico da SAD de autoavaliação. Endereço eletrônico: https://www.gestaododesempenho.pe.gov.br/AvaliacaoDesempenho/public/pages/login.jsf
• A abertura do site será precedida de uma janela avisando que o site não é confiável. Clique no botão “Continuar mesmo assim”.
• A primeira página do site é uma janela com três botões: 1) CPF; 2) Senha. Quem não se submeteu à ADD no ano passado ou não se lembra da senha deve registrar a palavra “governo”, letras minúsculas, e fazer uma nova senha; 3) Clicar no botão entrar.
• A segunda página é do formulário eletrônico de autoavaliação. Responda todas as questões. Encerre corretamente. Verifique a nota. A sua autoavaliação fica gravada no sistema em pdf. É possível imprimi-la.
b) 2ª etapa da avaliação
Cada docente será avaliado no mesmo sistema eletrônico por uma pessoa da administração da UPE.
c) 3ª etapa da avaliação
O Plano de Metas Docente (PMD), avaliação das atividades acadêmicas, deve ser acessado no site da UPE: http://www.avaliacaodocente.upe.br/
Preenchendo o formulário de avaliação
• O primeiro passo é preencher as informações solicitadas, informando e-mail (mesmo que não seja institucional). Imediatamente se abrirá outra janela onde você deve inscrever o seu CPF e a senha enviada para o e-mail que você informou.
• A partir disso preencha seu formulário totalmente e envie.
• Seu formulário do PMD será apreciado para validação ou não-validação das informações. Essas pessoas foram autorizadas pelo corpo dirigente das Unidades e ratificadas pela CPRH-PROADMI.
5 – Ainda sobre a 3ª etapa: (Plano de Metas Docente)
a. Não há limite de nota mínima.
b. Dimensões: ensino, pesquisa, extensão, gestão e atividades representativas.
c. Critérios: conjunto de atividades de todas as dimensões.
d. Pontuações: quantitativo de pontos atribuídos a cada critério..
e. Na dimensão ensino:
• O cumprimento de cinco critérios equivalerá à soma de quatro pontos.
• O cumprimento de quatro critérios equivalerá à soma de três pontos e meio (3,50).
• O cumprimento de três critérios equivalerá à soma de três pontos (3,00).
• O cumprimento de um ou dois critérios equivalerá à soma dos pontos estabelecidos em cada critério.
f. Na dimensão pesquisa:
• O cumprimento de cinco critérios equivalerá à soma de dois pontos (2,0).
• O cumprimento de quatro critérios equivalerá à soma de um ponto e setenta décimos (1,70).
• O cumprimento de três critérios equivalerá a soma de um ponto e cinquenta décimos (1,50).
• O cumprimento de um ou dois critérios equivalerá à soma dos pontos estabelecidos em cada critério.
g. Na dimensão extensão:
• O cumprimento de três critérios equivalerá à soma de dois pontos (2,0).
• O cumprimento de dois ou menos critérios equivalerá à soma dos pontos estabelecidos em cada critério.
h. Na dimensão gestão:
• O cumprimento de quatro critérios equivalerá à soma de dois pontos (2,0).
• O cumprimento de três critérios equivalerá à soma de um ponto e setenta décimos (1,70).
• O cumprimento de dois critérios equivalerá a soma de um ponto e cinquenta décimos (1,50).
• O cumprimento de um critério equivalerá ao ponto estabelecido ao mesmo.
6 – Média
Os docentes devem alcançar à média de 6,50 na primeira e na segunda etapa; deve também alcançar a nota de 6,50 na terceira etapa.
7 – Recursos
O período de recurso será até 28 de abril. Os recursos devem ser encaminhados à Comissão Administrativa Permanente da qual a ADUPE faz parte.
8 – Progressão
De acordo com a LC 195/2011, todos os docentes das classes auxiliar, assistente, adjunto e associado, que tiverem êxito na avaliação, progredirão uma ou duas faixas e seus vencimentos serão acrescidos de 1% ou 2%. Os docentes que obtiverem as maiores notas (20% do total em exercício) progredirão duas faixas na carreira docente e terão o acréscimo de 2% no vencimento salarial.