Assembleia unificada aprova paralisação de advertência

 

Professores, servidores e estudantes da UPE param na próxima quarta-feira (dia 20)

 Em assembleia unificada que reuniu mais de 500 pessoas, entre estudantes, servidores e professores, a comunidade da Universidade de Pernambuco decidiu parar as atividades na próxima quarta-feira, dia 20. A assembleia ocorreu na manhã de ontem (13), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da UPE.

A paralisação tem caráter de advertência e é motivada pelo Plano de Contingenciamento de Gastos (PGG), do Governo do Estado, que determina o corte de 50% dos recursos da Universidade e de outros órgãos governamentais. Dirigentes de várias unidades da UPE admitem que, mantido o corte, não há condições de funcionamento no segundo semestre.

Além do não contingenciamento dos recursos, o Fórum das entidades da UPE – que reúne as representações dos professores (Adupe), dos servidores técnicos administrativos (Sindupe) e dos estudantes (DCE Paulo Freire) – cobra uma solução para antigos problemas da universidade, como a falta de professores e servidores, condições estruturais precárias das faculdades e inexistência de uma política de assistência estudantil (casa do estudante, transporte etc).

Na assembleia de ontem foram aprovados seis pontos centrais que constarão no documento a ser entregue ao governo do Estado: concurso público para professores e servidores, reestruturação das carreiras das duas categorias, política de assistência estudantil, infraestrutura, autonomia da UPE e manutenção integral dos recursos orçados para a Universidade.

No dia da paralisação (20/05), alunos, professores e servidores sairão em passeata até o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado. O objetivo é denunciar o sucateamento da UPE, incluindo seus três hospitais universitários (HUOC, CISAM e PROCAPE). A concentração será às 7h, em frente ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

O Fórum também decidiu realizar nova assembleia geral no dia 21, às 10h, com local a ser definido, para avaliar o movimento. As entidades esperam que a comunidade universitária repita o que aconteceu na manhã desta terça-feira, 13, comparecendo em massa, tanto à passeata do dia 20, quanto à assembleia do dia 21.

VEJA AQUI as imagens da assembleia.

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *