Assembléia Legislativa assume debate sobre autonomia da UPE – Publicada em 19.05.2005

As comissões de Educação e Cultura e Ciência, Tecnologia e Informática da Assembléia Legislativa realizam, hoje pela manhã, audiência pública sobre a reforma universitária e a proposta de autonomia da Universidade de Pernambuco.

Estudantes, professores, funcionários e dirigentes da UPE lotaram as galerias do plenário da Assembléia. A mesa de debates foi composta pelos deputados João Fernandes Coutinho, Teresa Leitão, Roberto Liberato (integrantes das comissões de Educação e Ciência e Tecnologia da Assembléia), pelo Secretário de Ciência e Tecnologia (Cláudio Marinho), pelo reitor da UPE (Emanuel Dias), pela presidente da Adupe (Maria Auxiliadora), pelo presidente do Sindupe (Heleno Santos) e pelo presidente do DCE (Marcos Pedrosa).

Autora da proposta da audiência pública sobre a UPE, a Deputada Teresa Leitão (PT) ressaltou que as discussões do Fórum Ampliado UPE resultaram em propostas que agora precisam e devem ser implementadas. De acordo com a parlamentar, a autonomia da UPE não deve se limitar à questão financeira. Ela destacou que o objetivo da reunião é consolidar propostas visando o crescimento da UPE e garantir a gratuidade no ensino.

A presidente da Adupe, Maria Auxiliadora enfatizou que a autonomia da UPE deve estar vinculada à democracia interna da instituição, “com maior participação da comunidade universitária nos processos decisórios”. A dirigente defendeu ainda e a gratuidade no ensino da UPE, acrescida de mecanismos que garantam aos alunos condições reais de estudo.

Já o secretário Cláudio Marinho mencionou os avanços produzidos pelo Fórum Ampliado UPE e disse que o Governo está aguardando uma proposta de autonomia que represente o consenso da comunidade universitária da UPE.

Último a falar, o reitor Emanuel Dias destacou o crescimento vivido pela Universidade de Pernambuco nos últimos anos, mesmo diante de todas as crises. Ele disse que há cinco anos a comunidade universitária da UPE vem defendendo a sua autonomia e continua à espera de uma decisão do governo.


Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *