Assembleia aprova mudanças no Conselho de Representantes
Aumenta a democracia e a responsabilidade de cada docente da UPE com o Movimento Docente
Reunidos em Assembleia no dia 19 passado, os professores sindicalizados da Adupe aprovaram a proposta de alteração na forma de escolha dos integrantes do Conselho de Representantes da Entidade. As alterações têm como objetivo melhorar a democracia nas instâncias do sindicato e aumentar responsabilidade de cada docente da UPE com o Movimento Docente.
Saiba quais as decisões aprovadas:
• Desvincular eleitoralmente o Conselho de Representantes e a Diretoria da ADUPE.
• Cada Unidade da UPE elegerá duas pessoas para o Conselho de Representantes: um titular e um suplente. Ambos podem participar ativamente dos processos. Nas reuniões, todavia, só quem estiver no exercício da titularidade terá direito a voto.
• Os membros do Conselho deverão ser eleitos seis meses após a posse da Diretoria, ou seja, abril de 2014, quando tomarão posse.
• Os mandatos dos atuais membros do Conselho de Representantes serão prorrogados até abril de 2014 para evitar vacância.
Foi decidido ainda que a Diretoria da ADUPE deva proceder com os seguintes encaminhamentos:
• Massificar a discussão de mudança do Regimento da ADUPE quanto às reuniões realizadas nas Unidades da UPE, de maneira que esses encontros passem a ser chamados de Assembleias por Locais de Trabalho considerando os limites dos temas a serem deliberados.
• Massificar também a ideia de aprofundar ainda mais a democracia no movimento docente, de modo a criar uma instancia sucedânea do Conselho de Representantes: Delegacias Sindicais de Base.
• Essa massificação deve ser feita visando a realização de Oficinas de Trabalho para esclarecimento e elaboração de propostas que subsidiem a decisão de uma Assembleia Geral a ser convocada sobre o tema.