Amigos de Escobar oficializam instituto
Será oficialmente fundado, amanhã, o Instituto Antônio Carlos Escobar (Iace), com o intuito de pressionar as autoridades a desenvolver ações mais efetivas no combate à violência urbana. Fazem parte da organização 42 entidades da sociedade civil, que também vão lançar, na mesma oportunidade, a primeira campanha de mobilização social do Iace. O lançamento será realizado às 10h, na sede da Sociedade de Medicina de Pernambuco, no bairro da Boa Vista.
O Iace foi criado por amigos do psicanalista Antônio Carlos Escobar, 60 anos, assassinado ao tentar evitar um assalto na Avenida Domingos Ferreira, no bairro do Pina, no dia 17 de dezembro do ano passado. Amanhã, serão espalhados outdoors e cartazes pela cidade, além de banners na internet e anúncios em jornais com frases conclamando a população a se engajar na luta contra atos violentos como o que vitimou o psicanalista.
A idéia do grupo é servir de canal para que a sociedade pressione o poder público. Ontem à tarde, quatro integrantes do instituto estiveram no Jornal do Commercio para divulgar a nova entidade. Segundo o advogado Raimundo Barros, um dos membros do Iace, a pressão da entidade será na intenção de fazer com que a Constituição Federal seja cumprida.
O presidente do Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (SindHospe), Mardônio Quintas, diz que o movimento também vai cobrar ações dos governos federal e municipal.
De acordo com Cláudio Lacerda, representante do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) no Iace, também é prevista a criação de um Centro de Estudos Avançados da Violência dentro da entidade. “É um movimento apartidário, sem características ideológicas, de pessoas convergindo para um único objetivo”, complementa. (Fonte: Jornal do Commércio).