Adupe quer revisão dos requisitos da promoção do Associado
Sindicato retoma a defesa de uma ampla discussão acerca dos requisitos à promoção ao cargo de Professor Associado, oferecendo reflexões, questionamentos e um posicionamento.
Reflexões
Somos uma jovem Universidade em processo de afirmação e também de expansão. Por isso mesmo estamos, a cada concurso, buscando pessoas que já possuem título de doutorado, as quais são admitidas no cargo de Professor Adjunto.
Três anos após sua admissão esse docente estará (de acordo com a legislação atual) sendo avaliado quanto ao seu desempenho e progredindo horizontalmente.
Por outro lado, a partir da sua admissão esse docente estará atuando na graduação e sendo convidado a fortalecer, principalmente a pós-graduação da UPE, devido à sua titulação acadêmica. Acrescente-se que as atividades realizadas em uma e outra dimensão do cotidiano universitário exigem em menor ou maior grau a execução de ações de gestão pedagógica.
Esse docente poderá permanecer na condição de Adjunto durante os próximos 27 anos da sua vida profissional na UPE, fazendo o mínimo ou o máximo de atividades, considerando a legislação e normas vigentes. No caso de fazer o máximo de atividades, ele chegará a ultima faixa de Adjunto em 14 anos e poderá passar mais 7 anos sem progressão.
Questionamentos
É isso que nós enquanto UPE pretendemos para o conjunto de docentes admitidos como Adjuntos?
É isso que nós, enquanto UPE, pretendemos para os docentes que há muito tempo estão na Universidade, desenvolvendo-a e desenvolvendo-se, e aqui se tornaram adjuntos a despeito de todas as dificuldades?
É importante ressaltar que uma das muitas dificuldades, particularmente para aqueles que em 1999 já eram Adjuntos, foi a de não ter progressão funcional durante os últimos treze anos, devido a uma medida contra o trabalho docente do então governador Jarbas Vasconcelos.
Defesa e proposta da ADUPE
A ADUPE entende e defende que a UPE quer a elevação de nível para o cargo de Professor Associado, porque muitos docentes nessa condição podem gerar mais e melhores atividades acadêmicas de fortalecimento da produção de conhecimento, dos programas de mestrado e doutorado, e também dos cursos de graduação, de especialização e das residências.
Para materializar o que tem defendido a ADUPE propõe à Comissão responsável por esse tema, à PROPEGE e aos docentes imediatamente envolvidos com esse processo, a realização de uma Oficina com os 400 docentes na condição de Adjunto para o levantamento de propostas sobre os requisitos à promoção para o cargo de Professor Associado.
Veja mais sobre o assunto: