Adupe quer participação efetiva dos docentes nas discussões sobre a reestruturação do PCCV
Na reunião de negociação da pauta específica dos professores da UPE, ocorrida no dia 30 de maio, a Secretaria de Administração se comprometeu com a criação de um grupo de trabalho para discutir alguns itens da pauta, entre eles a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). O grupo a ser criado terá a participação do sindicato e de representantes do Governo.
Instituído há mais de 10 anos, o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Grupo Ocupacional Magistério Superior da Universidade de Pernambuco já não reflete a realidade da universidade.
Entre as modificações já propostas estão readequação da carreira do Professor Titular (Diferentemente dos demais cargos, o cargo de Professor Titular possui faixa única, impossibilitando o crescimento na carreira) e a criação do cargo de Professor Substituto.
Na UPE, a substituição temporária de docentes hoje se dá através da contratação precária, o que incorre em vários problemas, seja para o próprio docente contratado (remuneração baixíssima, demora para receber os salários etc), seja para a universidade, que não consegue atrair profissionais devido às questões mencionadas.
Como forma de tornar o processo de discussão do PCCV mais eficaz e democrático, a Adupe está estimulando a criação de três grupos locais de trabalho, um reunindo docentes dos campi ligados à Região Metropolitana do Recife, um no campus de Garanhuns e o outro no campus de Petrolina. A ideia é condensar as sugestões emanadas desses grupos e apresentá-las como propostas da categoria.
Na Região Metropolitana, os interessados podem procurar o prof. Luiz Oscar, na sede da Adupe. Em Garanhuns, o contato deverá ser feito com o professor Clélio Santos. Os professores e as professoras do campus Petrolina que desejarem participar do grupo de discussão sobre o PCCV podem entrar em contato com o professor Moisés Almeida.