Adupe parabeniza Campus Petrolina pelos 50 anos de existência
A Diretoria da Adupe congratula-se com os gestores, servidores técnicos administrativos, alunos e docentes da UPE Campus Petrolina, que neste mês de outubro está comemorando 50 anos de existência no Vale do São Francisco, contribuindo fortemente com o desenvolvimento da região. As festividades irão ocorrer durante a Semana Universitária, com uma vasta programação, que inclui homenagens àqueles que fazem parte da história do Campus.
Atualmente a UPE Campus Petrolina oferece nove cursos de graduação, dois cursos de especialização lato sensu e dois cursos stricto sensu. A instituição conta com 3.000 alunos na graduação presencial e 1.800 na modalidade Ensino a Distância.
Sobre a UPE Campus Petrolina
Criada em 1968, para formar professores para atuarem no ensino ginasial, normal e científico a Faculdade de Petrolina realizou seu primeiro vestibular em 1969, oferecendo os cursos de Licenciatura Curta em Letras, Ciências e Estudos Sociais, com duração de 03 anos.
A Faculdade foi mantida pela Prefeitura de Petrolina até 1971, quando houve a incorporação à FESP – Fundação de Ensino Superior de Pernambuco, atualmente UPE – Universidade de Pernambuco.
Em 1975 foi reconhecida com o nome de Faculdade de Formação de Professores de Petrolina. No ano de 1978 amplia sua atuação com os Cursos de Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Biologia e Matemática; Curso de Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português/Inglês e Português/Francês; Curso de Estudos Sociais em Licenciatura Plena em História e Licenciatura Plena em Geografia. Em 1984 cria o Curso de Pedagogia.
No ano de 1994 foi implantada a Escola de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira – Ensino Fundamental e Médio, servindo de campo de estágio para as Licenciaturas.
Em 2006 a instituição passa a oferecer cursos na área de saúde, iniciando com os bacharelados em Enfermagem e Fisioterapia e, em 2010, curso de Nutrição.