Adupe na luta pela abertura do Procape
O Governo do Estado anunciou, finalmente, a decisão de colocar em funcionamento o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), que integra a estrutura da Universidade de Pernambuco. A Abertura da unidade vem sendo objeto da luta da Adupe, do Sindupe e do DCE.
Pronto e equipado há cerca de quatro anos, o Procape corria o risco de tornar-se um grande elefante branco. Para que isso não aconteça, há poucas semanas diversas entidades, entre elas a Adupe, lançaram uma campanha pela abertura da unidade.
Por quatro anos o Governo do Estado relutou em assumir os custos do funcionamento do Procape. A pressão das entidades, aliada à grave crise no setor de saúde levaram o Governo a anunciar a abertura do concurso público para contratação de 812 profissionais que vão trabalhar no hospital.
Para que o processo não fique só na promessa, a Adupe, juntamente com o Sindicato dos Médicos (Simepe) e o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) estão buscando o apoio da Assembléia Legislativa. O Objetivo é possibilitar a aprovação do projeto de lei que cria as vagas no Procape ainda este ano. Ontem as entidades reuniram-se com o presidente da Assembléia, Romário Dias, que se comprometeu com a aprovação da matéria.
Mesmo com o anúncio do concurso, a abertura do Procape depende da pressão da sociedade. A Adupe conclama professores, alunos e servidores da UPE a participarem dessa luta.