Adupe discute modelo de gestão proposto pela Reitoria
Com o objetivo de discutir com a categoria docente o novo modelo de gestão que está sendo proposto pela Reitoria da Universidade de Pernambuco, a Adupe iniciou, na semana passada, uma série de reuniões nos campi do interior. O primeiro encontro aconteceu no dia 14 deste mês, no campus de Caruaru. Na quinta, dia 15, foi a vez do campus de Petrolina. No próximo dia 29 a direção do sindicato se reunirá com os docentes do campus de Garanhuns.
“Nossa intenção é tornar mais democrático o processo de discussão desse que é um assunto de suma importância, já que o modelo de gestão que está sendo proposto traz mudanças profundas na estrutura da universidade”. Resume Itamar Lages, presidente da Adupe.
Nos encontros já realizados, os dirigentes da Adupe esclareceram as mudanças previstas na proposta da Reitoria. Tanto os docentes do campus de Caruaru quanto os do campus de Petrolina se comprometeram a apresentar sugestões à comissão incumbida de consolidar o novo modelo de gestão.
MUDANÇAS – A proposta de mudança na estrutura administrativa da UPE partiu da Reitoria da Universidade, que também instituiu uma comissão específica para discutir e sugerir alterações na proposta. A Adupe integra o grupo com dois representantes.
A última reunião da comissão aconteceu na manhã desta quinta-feira (22/03). Além dos membros da comissão, estavam presentes e apresentaram sugestões para a proposta de modelo de gestão os professores Paulemir Campos (representado o campus de Caruaru) e a professora e Marta Guimarães (representando o campus de Petrolina).
Saiba quais são as principais mudanças que estão sendo sugeridas pela Reitoria
1 – Criação de Centros que abrigariam os cursos da mesma área
2 – Os diretores, que hoje têm responsabilidades acadêmicas e administrativas, passarão a ter função gerencial acadêmica (atividade fim). Cada Centro terá um diretor acadêmico.
3 – Para conduzir a atividade meio, será criada a figura do Gerente Administrativo, escolhido por uma “Comissão de Busca” e nomeado pelo Reitor.
4 – O cargo de vice-diretor será extinto.
5 – Da mesma forma, serão extintas as coordenadorias acadêmicas de graduação, pesquisa e extensão.
6 – O Conselho de Gestão Acadêmica perde a dimensão administrativa