Adupe abre campanha salarial de 2011 na próxima sexta
Principais reivindicações são reajuste da tabela de salários e implantação da promoção por desempenho. Primeira reunião de negociação está marcada para a próxima semana.
A Campanha salarial dos professores da Universidade de Pernambuco tem inicio na próxima sexta-feira (25/02), quando a categoria realiza a primeira assembléia para discussão dos pontos que irão compor a pauta de reivindicações deste ano.
A assembléia tem início às 10:30h, no auditório da entidade, localizado na rua Arnóbio Marques, 405, em Santo Amaro.
De acordo com o presidente da Adupe, Carlos Lago, o foco da campanha deste ano será o reajuste da tabela de salários, tomando como base a tabela dos professores de outras universidades públicas, a exemplo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Outro ponto importante que deverá constar na pauta deste ano, segundo a direção da Adupe, é a implantação imediata da promoção por avaliação de desempenho, prevista no Plano de Cargos dos professores da UPE, aprovado no ano passado. As regras da promoção foram discutidas com a categoria e aprovadas pelo Conselho Universitário (clique aqui e conheça).
Calendário
O calendário de negociações será aberto já na próxima semana. A primeira rodada de negociação entre a Adupe e o secretário de Administração, Ricardo Dantas, acontecerá na terça-feira, dia 01, às nove horas.
“Vamos fazer ver ao governo que a grande defasagem dos salários dos professores da UPE está fazendo com que a universidade perca profissionais qualificados para outras instituições”, explica Carlos Lago.
“Sabemos que os indicadores econômicos do Estado nunca estiveram tão bons. O próprio governo tem divulgado isso. Então, nada mais justo do que reivindicar que parte dos recursos sejam investidos na educação, valorizando quem a faz”, opina o professor Itamar Lages, vice-presidente da Adupe.
Reivindicações
A pauta de reivindicações ainda será discutida com a categoria na assembléia de sexta-feira. Como proposição, a diretoria da Adupe colocará alguns pontos que serão apreciados na assembléia. Veja quais são:
1 – Reajuste na tabela de salários, de modo a equipá-la à grade de salários dos professores das universidades federais.
2 – Implantação imediata da promoção por desempenho prevista no PCCV (clique aqui para conhecer as regras da promoção).
3 – Implantação das promoções para Professor Associado, também prevista no Plano de Cargos.
4 – Aumento das diferenças percentuais entre as faixas salariais da grade de vencimentos (clique aqui par visualizar a tabela).
4 – Inclusão do Cargo de Professor Titular na carreira docente, podendo o acesso ao cargo se dar mediante progressão ou através de concurso público externo, a critério da Universidade;
5 – Inclusão do Regime de Dedicação Exclusiva na carreira da UPE, com a consequente incorporação da referida gratificação ao salário base.
6 – Fixação do cálculo da Gratificação de Dedicação Exclusiva em valores percentuais, de modo a evitar a sua defasagem.
7 – Reposição, mediante concurso público, do quadro de professores e técnicos-administrativos com substituição dos temporários.