A Luta da Adupe pela ampliação do quadro de professores

 

 

Desde sempre, um dos principais itens da luta da Adupe tem sido pela ampliação do quadro docente da Universidade de Pernambuco. Essa necessidade se acentua cada vez mais, frente à criação de novos cursos e o crescimento no número de alunos.

Para se ter uma ideia da gravidade da situação, o quadro de vagas de docentes da UPE mantém-se praticamente o mesmo desde a criação da Universidade, há 23 anos, quando tínhamos 900 professores. Neste período, o número de cursos e de alunos teve um crescimento vertiginoso, enquanto o quantitativo de docentes foi ampliado em apenas 10%.

Além da luta pela ampliação do quadro, brigas diárias têm que ser feitas para que as vagas decorrentes de aposentadorias e mortes sejam reocupadas. Sobre este fato, é preciso que se diga que no atual governo temos conseguido maior sensibilidade quanto à questão. Ainda que "a conta gotas", os concursos públicos para contratação de professores vêm sendo realizados.  E, o que é melhor, em regime estatutário.

Quanto à luta pela ampliação das vagas efetivas, de modo a atender o crescimento da Universidade, temos alguns indícios de que isso poderá se viabilizar. Na última reunião de negociação da pauta de reivindicações, realizada em julho passado, o secretário Décio Padilha (Administração) sinalizou com essa possibilidade.

De acordo com documento aprovado na última reunião do Conselho Universitário, há a necessidade urgente da ampliação do quadro de docentes da UPE para 1403. O documento foi remetido ao governo há poucos dias. Vamos continuar pressionando o governo para que isso ocorra o mais breve possível, até porque a ampliação do quadro de professores consta na pauta de reivindicações entregue no início do ano.

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *