Adupe fecha acordo e encerra greve – publicada em 27.03.2006
Assembléia da categoria decidiu aceitar a proposta do governo do estado. Acordo prevê reajuste linear de 8% e envio do PCCV à Assembléia Legislativa.
A assembléia dos professores da Universidade de Pernambuco, realizada no final da manhã de hoje, decidiu pôr fim à paralisação da categoria iniciada na semana passada. Os servidores da UPE também decidiram retornar ao trabalho a partir de amanhã.
Na assembléia da ADUPE foi avaliada a proposta apresentada pelo governo do Estado, sexta-feira passada. Pela proposta, servidores e professores da UPE terão seu plano de cargos e salários encaminhado hoje, além de reajuste linear de 8% na folha de salários de março.
Diferentemente do que vinha sendo divulgado na imprensa o projeto de lei encaminhado pelo governo à Assembléia Legislativa, no início do mês, previa reajuste de apenas 3% para os professores da UPE. No decorrer das negociações a proposta do governo avançou para 8%, mas aplicados em duas vezes. Na reunião de sexta feira chegou-se, finalmente, ao percentual de 8%, em uma só vez.
PLANO DE CARGOS – No tocante ao Plano de Cargos, a ser remetido hoje ao Legislativo, das propostas que vinham sendo negociadas pelo sindicato houve o consenso quanto à criação da classe de Professor Associado e à abertura do programa de Dedicação Exclusiva aos professores com carga horária de 40 horas.
Outro ponto acordado foi a possibilidade de revisão do Plano de Cargos, já no início do próximo ano.
“Apesar de não termos conseguido grandes avanços na negociação sobre o Plano de Cargos, podemos considerar o nosso movimento vitorioso”, avaliou o presidente da Adupe, Raílton Bezerra.
Para o dirigente, o governo agiu como um rolo compressor, desqualificando as reivindicações dos sindicatos e usando a seu favor o prazo estabelecido pela lei eleitoral para a votação de qualquer medida com impacto financeiro.
“De qualquer forma, vamos trabalhar desde já para a revisão do PCCV e sua adequação às nossas necessidades”, ressalta.