Servidores estaduais param repartições

Os servidores públicos do Estado ligados ao Sindicato dos Servidores de Pernambuco (Sindserpe) – que realizaram paralisação em todas as repartições durante o dia de ontem – fizeram um protesto, pela manhã, em frente à Assembléia Legislativa de Pernambuco para pressionar o governo a modificar o projeto de lei que prevê o reajuste salarial de 10% sobre a folha de pagamento da categoria.

Além de estarem insatisfeitos com a proposta, os trabalhadores também exigem a imediata implementação da promoção por tempo de serviço, que o Executivo decidiu empurrar para 2007. Hoje, os serviços das repartições voltam a funcionar normalmente. A greve na saúde permanece com adesão de 80%.

Por volta das 9h, os trabalhadores já se aglomeravam em frente à assembléia com o intuito de agendar uma audiência com o presidente da casa, o deputado estadual Romário Dias. A categoria decidiu procurar os parlamentares para intervir junto ao Executivo, pois é o único poder com competência para fazer emendas nos projetos de lei referentes ao reajuste salarial.

“Vamos propor que o governo implante ainda este ano a promoção por tempo de serviço e utilize a verba, previamente aprovada no orçamento, para a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores”, informou a deputada Tereza Leitão, vice-presidente a comissão de Educação da Assembléia.

De acordo com ela, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o Executivo pode gastar até 46,55% da Receita Corrente Líquida. Porém, contando com o novo aumento, essa despesa passaria para 42,4%, sobrando cerca de R$ 200 milhões que poderiam ser destinados aos PCCV.

Os servidores da área de saúde, que estão em greve desde o último dia 13, também saíram as ruas, ontem. A concentração foi na Praça Oswaldo Cruz, no Centro da Cidade, e o grupo seguiu em caminhada rumo à Assembléia Legislativa, passando pela Avenida Conde da Boa Vista e pela Rua da Aurora. Ao contrário do que ocorreu no último dia 13, quando o Batalhão de Choque entrou em confronto com os grevistas, em frente ao Hospital Barão de Lucena (HBL), o ato de ontem ocorreu tranqüilamente.

Os trabalhadores ligados ao Sindserpe farão novo protesto, hoje pela manhã, às 8h, quando tomarão um café da manhã, em frente ao Palácio do Campo das Pricesas. (Fonte: Jornal do Commércio 0 17.03.2006)

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *