ProUni vai dar R$ 300 a bolsistas – Publicado em 12.01.2006

BRASÍLIA – Cerca de 4,5 mil bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) começarão a receber auxílio de R$ 300 mensais a partir de março. A informação foi divulgada ontem pelo diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Celso Carneiro. Ganharão o benefício apenas alunos dos chamados cursos integrais, como medicina e odontologia, cuja carga horária ocupa o dia inteiro e não deixa tempo para trabalhar.

Carneiro disse que sete Estados também já assinaram convênio com o MEC para dar auxílio financeiro a universitários com bolsa parcial do ProUni a partir deste ano. O ministério incentiva essa prática, mas quem banca a iniciativa e define o valor da ajuda são os Estados. A idéia é que o auxílio seja suficiente para pagar o restante das mensalidades. Segundo o diretor, foram firmados convênios com Amapá, Pernambuco, Tocantins, Pará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Maranhão.

O Prouni dá bolsas a alunos de baixa renda, com direito a cotas para índios e negros, em universidades particulares. Em troca, as instituições ganham isenções fiscais. Foram oferecidas 112 mil bolsas em 2005 e, a partir deste semestre, mais 91.100, das quais 5.180 ainda não foram preenchidas. As inscrições para as vagas remanescentes devem ser feitas até sábado pela internet (www.mec.gov.br/prouni).

Ainda ontem, o MEC informou que cursos de instituições particulares incluídos no ProUni que tiveram conceito negativo em alguma das três últimas avaliações serão fiscalizados a partir de fevereiro por comissões do governo federal. Após a vistoria, cada comissão apresentará, no prazo de 30 a 60 dias, um relatório com as melhorias a serem feitas nos cursos e prazos. Caberá ao Ministério da Educação fazer o acompanhamento.

A medida, chamada de preventiva, foi anunciada pelo ministro interino da Educação, Jairo Jorge, em encontro com representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da organização não-governamental Educafro e do Movimento dos Sem-Universidade. Eles estiveram em Brasília para cobrar do governo qualidade para todos os cursos do Prouni, após publicação de reportagem do jornal O Globo mostrando que 87 cursos que estão oferecendo cerca de 1.100 bolsas neste semestre pelo Prouni tiveram conceito negativo nas três últimas avaliações. A lista com o número de cursos a serem fiscalizados pelo MEC deve ficar pronta até amanhã.

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *