Governo envia projeto que cria 1.481 vagas na UPE
O governador Jarbas Vasconcelos encaminhou ontem, 22, à Assembléia Legislativa do Estado, o projeto de lei ordinária nº 1.213/2005, propondo a criação de 1.481 vagas na Universidade de Pernambuco.
Do total de vagas, 812 são para o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), 395 para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e 274 para o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam).
A não contratação do pessoal para o Procape era o principal entrave para o funcionamento da unidade hospitalar, que além de se prestar à formação de profissionais de saúde será referência regional no tratamento clínico e cirúrgico de doenças cardíacas.
Pronto e equipado há quase quatro anos o Procape corria o risco de se tornar um grande elefante branco, já que o governo relutava em assumir os custos do seu funcionamento.
Há algumas semanas a Adupe e outras entidades sindicais e de saúde criaram um movimento para exigir do governo do estado a abertura imediata do Procape.
O projeto que cria as vagas no Pronto Socorro Cardiológico e nas outras unidades da UPE tramita em regime de urgência e será apreciado por cinco comissões da Assembléia Legislativa antes de ser votado em plenário.
Por: Chico Libório – Ass. Imprensa/Adupe