Sem reajuste – Teresa critica Governo do Estado – Publicada em 19.03.2005

A declaração do Governo Estadual aos principais jornais de Pernambuco sobre a impossibilidade de reajustar os salários dos servidores públicos este ano levou a deputada Teresa Leitão (PT) a usar a tribuna para discutir o assunto. “Em vez de o governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) falar diretamente com o funcionalismo, ele se comunica por meio da imprensa e sempre se fecha para as negociações, característica do seu perfil autoritário”, lamentou.

A petista destacou o fato de o Governo ser obrigado, pela Constituição, a revisar anualmente os salários. “A data-base estabelecida é o dia 1º de junho. Agora é que os sindicatos estão se organizando para entregar a pauta de reivindicações. Como é que em março o Poder Executivo já diz que não vai ter dinheiro?”, questionou Teresa.

Segundo a parlamentar, em sete anos de mandato do governador Jarbas Vasconcelos, só houve um reajuste de salário para os servidores, que foi de 4%, em 2004. “A Prefeitura do Recife e o Governo Federal, administrados pelo PT, por exemplo, vêm fazendo um reajuste sistemático no pagamento dos funcionários”, disse.

A parlamentar disse apoiar o Sindicato dos Servidores Públicos Civis de Pernambuco (Sindserpe), que encaminhou um ofício ao Governo pedindo o reajuste de 11% e a elevação do valor do vale-alimentação. No entanto, segundo a deputada, a entidade não obteve resposta para negociar. “Os servidores não podem acreditar no que o Executivo diz, até porque a fiscalização da execução orçamentária é fraca. Inclusive, nós, deputados, não temos a senha do Sistema Integrado de Administração Financeira de Estados e Municípios (Siafem).”

Fonte: Diário Oficial – Notícias do Poder Legislativo

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *