Adupe, Sindupe e DCE apresentam proposta para a autonomia da UPE – 18.02.2005
As entidades representativas dos professores (Adupe), Servidores (Sindupe) e estudantes (DCE) da Universidade de Pernambuco apresentaram, dia 16/02, a sua proposta de projeto de lei da Autonomia da UPE. O assunto foi discutido em reunião com o reitor da UPE e diretores das unidades de ensino.
A proposta das entidades vem sendo discutida desde novembro do ano passado. Para assegurar a autonomia financeira da UPE as entidades propõem a definição de um percentual da Receita Tributária arrecadada pelo Estado, a ser repassado mensalmente para a instituição, nos moldes do que já vem sendo aplicado nas universidades estaduais paulista e da Paraíba.
Além da questão financeira, as entidades sugerem a criação do Conselho Comunitário Social, uma espécie de órgão consultivo com a finalidade de assegurar a participação da sociedade no dia-a-dia da universidade. O projeto assegura ainda a gratuidade no ensino da UPE.
Após a fase de discussão interna, a intenção é produzir uma proposta única que será discutida posteriormente com o Governo do Estado.
Os professores que desejarem poderão fazer sugestões/críticas através do e-mail [email protected]
Por: Chico Libório – Ass. Imprensa Adupe