Pobre na universidade incomoda ricos, diz Lula – Publicado em 14.01.2005

Brasília – Ao sancionar o programa Universidade para Todos (ProUni), que vai beneficiar 112 mil pessoas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o acesso dos menos favorecidos ao ensino superior não agrada aos ricos.

“No Brasil sempre foi assim, na hora em que o pobre conquista um milímetro de espaço, ele incomoda, mesmo que não tenha tirado um milímetro de espaço dos ricos”, afirmou, no discurso. “Ficam incomodados: como é que o pobre está alcançando uma coisa que até então não era para pobre?”

Segundo Lula, o ProUni não foi feito há 20 ou 30 anos porque os estudantes só agora aprenderam a reivindicar mais e porque, pela primeira vez, o País tem um presidente e um vice-presidente sem curso universitário.

Disse que ele e Alencar não têm diploma pelo mesmo motivo que muitos dos jovens: “Não tinha oportunidade antes do ProUni. Quem sabe, quando deixarmos o mandato, eu e o Alencar seremos bolsistas. Mas, se conseguirmos, vão dizer: isso é proteção, porque ele foi presidente.”

O presidente disse que o ProUni é o grande programa do governo para a educação. O projeto cria bolsas integrais ou parciais, de pelo menos 50%, nas universidades particulares. Vai beneficiar 112.416 pessoas.

“É um extraordinário começo. Acho que vamos avançar a cada ano e, na medida em que a gente vá provando o acerto da decisão, vai haver muito mais vagas.”

O presidente defendeu o programa e disse que o ProUni é uma forma de dar ensino gratuito aos menos favorecidos, porque o Estado nunca poderá bancar ensino público para todos.

“Sempre haverá universidade particular e o fato de criarmos esta bolsa é dizer claramente o seguinte: nós estamos fazendo com que na escola particular centenas ou milhares de alunos possam estudar sem pagar um único centavo, que é a mesma obrigação que o Estado tem com aqueles que estão na escola pública federal.”

Lisandra Paraguassú – O Estado de São Paulo

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *