Fórum Social Nordestino continua até amanhã – Publicado em 26.11.2004
Milhares de participantes do I Fórum Social Nordestino realizaram uma caminhada contra a violência, na tarde de ontem, no Centro do Recife. A manifestação causou um enorme engarrafamento em três das principais vias do Centro da cidade. Os participantes concentraram-se na Praça do Derby, às 15h, seguiram pelas Avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes e Dantas Barreto.
A caminhada terminou por vota das 18h, na Praça do Carmo, onde foram realizadas manifestações culturais. Dezenas de entidades não-governamentais participaram do evento com faixas e carros de som.
O I Fórum Social Nordestino está sendo realizado na capital pernambucana desde quarta-feira e termina amanhã. As perspectivas do Nordeste estão sendo debatidas por cerca de oito mil inscritos de diversas entidades da região.
A caminhada de ontem foi marcada pela irreverência. Integrantes do Movimento Mulheres Contra o Desemprego satirizaram o presidente norte-americano George W. Bush, colocando-o numa jaula. Índios xucurus e trucás, do interior de Pernambuco, dançaram em via pública, pedindo mais respeito ao povo indígena. Diversos grupos de maracatu e danças populares acompanharam a passeata.
Os movimentos sociais que lutam pela terra também marcaram presença na caminhada, empunhando bandeiras. Entidades ligadas ao direito da mulher colocaram dezenas de cruzes de madeira no canteiro da Avenida Agamenon Magalhães, que também ficou engarrafada com a manifestação. A idéia era denunciar os homicídios praticados contra as mulheres.
OBJETIVOS – De acordo com os organizadores, cerca de 10 mil pessoas participaram da caminhada. Além do congestionamento causado pelo evento, as paradas de ônibus ficaram lotadas. Centenas de pessoas tiveram que aguardar até uma hora para pegar uma condução.
A manifestação foi pacífica, mas acompanhada de perto por uma viatura da Polícia Militar. Batedores da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) tentaram organizar o trânsito.
Para um dos coordenadores do fórum, Luis Fernado Caon, o encontro tem mostrado que a sociedade civil está preocupada com o futuro do Nordeste. “Esse evento tem como objetivo dar voz ao Nordeste. E para agregar a sociedade nesse debate, resolvemos realizar uma caminhada nas ruas do Centro do Recife”, explicou Caon.
No fim da caminhada, os participantes do encontro estenderam uma faixa de mais de quarenta metros no Edifício Igarassu, na Praça do Carmo. O I Fórum Social Nordestino é um desdobramento do Fórum Social Mundial, que terá como sede da próxima edição, em janeiro, a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Fonte: Jornal do Commércio – 26.11.2004