Docentes debaterão reformas do governo e os rumos do movimento docente – 04.11.2004
Construir o projeto das classes trabalhadoras: em defesa da educação pública e gratuita; pelos direitos sociais e trabalhistas e por um sindicalismo livre e autônomo.
Com este tema, professores universitários de todo o país estarão reunidos em Brasília (San Marco Hotel) para o 49º Conselho Nacional de Docentes (CONAD), entre os dias 5 e 7 de novembro.
A cerimônia de abertura contará com a presença do sociólogo Chico Oliveira, de representantes da SBPC, do MST, da ABI e de ex-presidentes do ANDES-SN.
Na avaliação da Diretoria do ANDES-SN, o 49º CONAD “realiza-se em um momento especial da conjuntura, na qual se destacam as ações do governo – centradas principalmente no aprofundamento das contra-reformas que visam quebrar a unidade dos trabalhadores, enfraquecê-los, e colocá-los à mercê de uma nova ordem”.
Nesse aspecto, o ANDES-SN enfatiza a Reforma da Previdência – em processo de implantação – e as reformas da Universidade, a Sindical e a Trabalhista. “A Reforma da Universidade já vem sendo realizada por meio de medidas que alteram todo o processo educativo (alteração/destruição da universidade e do ensino superior públicos, do ensino técnico e tecnológico, das PPP que atrelam as pesquisas universitárias aos interesses das empresas, da Lei de Inovação Tecnológica, CONAES/SINAES, PROUNI)”, reforça a Diretoria do Sindicato na apresentação do Caderno de post_contents do 49º CONAD.
O objetivo do evento é gerar um conjunto de ações e um calendário de lutas que permitam barrar essas reformas. “Construir, também, decisões que reforcem e contribuam para a reorganização dos trabalhadores e façam avançar a unidade para o duro embate que juntos teremos que travar”, afirma a Diretoria do ANDES-SN.
Fonte: ANDES