Cisam/UPE inaugura Sala de Leitura
A sensação de tranqüilidade, que a sala escondida no fim do corredor transmite, faz com que os visitantes sejam transportados para o mundo da imaginação, em um lugar bem diferente das paredes frias e brancas que isolam os pacientes de um hospital. A Sala de Leitura Ariano Suassuna, inaugurada no último dia 27 de outubro no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros – (CISAM/UPE) é um espaço reservado para incentivar o hábito de ler e tornar a dor dos que passam por um centro hospitalar menor.
Com paredes decoradas, cadeiras confortáveis e cerca de mil exemplares de literatura infantil, brasileira, estrangeira, política, psicanálise, entre outros temas, o espaço foi criado através de uma parceria com a White Martins e a editora Record. A iniciativa do projeto Sala de Leitura se deu através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e beneficiará mais de 3 mil pacientes do Cisam.
A diretora do Cisam, Veranice Pereira explica que o Centro foi escolhido por ser uma referência em atendimento humanizado no estado. Veranice considera que a tarefa de transformar o clima hospitalar em um ambiente agradável foi cumprida. “Com a Sala de Leitura Ariano Suassuna vai ser possível devolver aos nossos pacientes, ao menos, o prazer da leitura, já que eles ficam muitas vezes internados sem contato com familiares; os livros podem aguçar a imaginação dos nossos internos, fazendo até que a recuperação seja mais rápida”, conclui a diretora.
De fornecedor de gás para fomentador de cultura. Assim pode ser considerado o Gerente de Vendas da White Martins, Sueldo Melo, que é um dos parceiros nessa ação, pioneira no estado. “É interesse nosso colaborar com a humanização nos hospitais, criar um ambiente agradável, favorável ao crescimento dos pacientes, e é muito bom saber que esses livros estão disponíveis para mais de mil leitores”, afirma Melo.
Sueldo explica também que a escolha por Ariano Suassuna faz parte do projeto, que também presta homenagens aos escritores regionais, prestigiando Suassuna pela importância e influência que o autor tem na Literatura Brasileira. Representando a Editora Record, que é a terceira e última parceira nessa iniciativa e responsável pela doação dos livros, Paulo Sérgio Varela explica a escolha dos títulos. “Na verdade são 500 títulos, dois exemplares de cada, para possibilitar um empréstimo, já que a sala vai funcionar como uma biblioteca normal, com cadastro, empréstimo e renovação de títulos. Escolhemos os temas que satisfazem tanto a área acadêmica como os pacientes que possam vir a ter algum problema emocional, devido ao tempo de internação”, explica Varela ao se referir à grande variedade nos títulos da Sala de Leitura Ariano Suassuna, que vai desde esoterismo até administração.
O Cisam realiza mais de 3 mil atendimentos por mês e conta com 750 funcionários. A inauguração da Sala de Leitura proporcionará um conforto emocional ao pacientes que só mesmo os livros são capazes. Com uma boa leitura, certamente os internos vão poder fazer uma viagem através da imaginação e esquecer que a sala confortável e o ambiente agradável é, na verdade, dentro de um hospital.
Fonte: Asssessoria de Imprensa UPE