Aprovado o projeto de lei que reajusta salários e altera estrutura remuneratória dos docentes da UPE

Reajuste será retroativo ao dia 1º de junho, que é a data base dos servidores de Pernambuco.

O plenário da Alepe aprovou, nesta quarta (19), em dois turnos, Projeto de Lei Complementar nº 2053/2024, que prevê aumento na remuneração dos professores da Universidade de Pernambuco (UPE) e de outros órgãos, a partir do dia 1º de junho, e estabelece índices de reajustes para os próximos dois anos.

A proposta tramitou em regime de urgência, recebendo o aval das Comissões de Justiça, Finanças e Administração Pública da Alepe ainda na segunda-feira (17/06), sendo aprovada pelo Plenário ontem (19/06) em dois turnos.

O reajuste será implementado com retroatividade ao dia 1º de junho. O texto final segue agora para a sanção da Governadora Raquel Lyra.

O projeto traz reajuste médio de 19,83% no triênio 2024-2026, além do reajuste na Gratificação de Dedicação Exclusiva (3% em 2024, 3% em 2025 e 4,27% em 2026).

O projeto prevê, também, a incorporação, ao vencimento base, da PARES e da Gratificação de Quinquênio. No caso da PARES, a incorporação será gradual: 20% em 2024, 30% em 2025 e 50% em 2026.

Para a correção de eventuais distorções em decorrência das incorporações, o texto traz a criação da Parcela Complementar de Vencimentos (PCR). Esta parcela será reajustada sempre que houver reajuste no vencimento.

De acordo com a presidente da Adupe, Terezinha Lucas, o texto aprovado contempla os termos acordados entre a Secretaria de Administração e a Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco (Adupe) durante o processo de negociação, após ampla discussão com a categoria nas assembleias e reuniões realizadas nas unidades de ensino.

“Obviamente não é o que desejamos e que merecemos, mas foi o possível diante da conjuntura totalmente desfavorável, não somente para nós, docentes da UPE, mas para os mais de 220 mil servidores do Estado”, disse Terezinha Lucas.

No link abaixo disponibilizamos as tabelas que trazem a repercussão dos reajustes nos vencimentos (Código 200) ao longo do triênio. A última tabela refere-se aos valores da Gratificação de Dedicação Exclusiva.

Dúvidas sobre as novas tabelas remuneratórias podem ser esclarecidas com a Direção da Adupe através do e-mail [email protected] ou pessoalmente, em nossa sede, localizada na Rua Arnóbio Marques, 405 – Santo Amaro, Recife,

Fone: 81 3231-5277

Acesse AQUI as tabelas salariais para os anos de 2024, 2025 e 2026

comunicacao
Author: comunicacao

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *