Evento marca Dia do Professor
O evento teve início às 10:30, com o lançamento do site da Adupe. Em seguida a presidente Maria Auxiliadora justificou a homenagem ao ex-presidente da ADUPE, Rinaldo Cardoso Ferreira dizendo que “ao darmos nome de Rinaldo Cadoso a este auditório, estamos certos que homenageamos também todos os professores da Universidade de Pernambuco. Ele dedicou grande parte da sua vida à universidade e ao movimento docente”.
Ilustrando a sua fala com fotos projetadas em um telão, a dirigente lembrou a trajetória de luta de Rinaldo Cardoso, que iniciou a militância no movimento estudantil na década de 1960. Na década de 1970 participou ativamente do movimento pela anistia, quando coordenou o Fórum Permanente pela Anistia em Pernambuco.
Em 1990, Rinaldo Cardoso coordenou o movimento que resultou na criação da ADUFESP – Associação dos Docentes da Fundação do Ensino Superior de Pernambuco, hoje ADUPE. Presidiu a entidade por mais três mandatos.
Ao concluir, Auxiliadora ressaltou que depois de mais de 20 anos de militância, não se pode falar do movimento docente na UPE sem mencionar o nome de Rinaldo Cardoso Ferreira.
Em seguida falou o homenageado, ressaltando que o nome afixado na placa era o que menos importava “O que importa é a homenagem a todos que construíram conosco este sindicato”. Em sua fala, Rinaldo rememorou os primeiros embates da então ADUFESP e a luta do sindicato por um novo projeto para a Universidade de Pernambuco.
Para o Vice-Prefeito Luciano Siqueira, que falou a seguir, a homenagem a Rinaldo Cardoso não deve ser tomada como uma láurea individual, mas como uma homenagem ao movimento. “Você empresta seu nome a uma leva de professores que construíram a Universidade de Pernambuco”.
Na mesma linha falaram ainda a representante do ANDES, Ibiraci Maria Fernandes Rocha, o presidente do Sindicato dos Servidores, Heleno Santos, o presidente do Diretório dos Estudantes, Felipe Maciel e o ex-presidente da ADUPE, Roberto Burkhardt.
Por: Francisco Libório/Ass. Imprensa Adupe