Governo rompe silêncio de seis meses e diz não à pauta de reivindicação unificada dos servidores

Resposta foi anunciada ontem (30/10), na Mesa Geral de Negociação Permanente, que reúne representantes do Governo do Estado e das diversas categorias do funcionalismo público estadual.

Passados seis meses e 15 dias desde a entrega da pauta de reivindicações unificada dos trabalhadores do serviço público do Estado de Pernambuco, o governo de Raquel Lyra resolveu romper o silêncio. A resposta às demandas dos servidores foi anunciada ontem (30/10) durante a reunião da Mesa Geral de Negociação Permanente, realizada na sede da Perpart, no bairro do Cordeiro.

No conjunto, a resposta se resume em um sonoro não. Dos 15 itens da pauta de reivindicações, apenas o que trata do reajuste do valor da diária para servidores a serviço teve aceitação por parte do Governo do Estado, mesmo assim com efeito somente a partir de novembro.

Outros dois itens atendidos apenas em parte pelo Governo do Estado, também sem conotação salarial, foram o aporte de recursos para o Sassepe e descentralização da perícia médica para usuários do Sistema de Saúde dos servidores.

A frustração maior ficou para a negativa dos principais pontos da pauta, justamente os que tratam do reajuste salarial, da reposição das perdas, do reajuste do Vale Refeição e da revisão dos Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) . O argumento já de todos conhecido: o Governo não pode conceder nenhum reajuste salarial porque a despesa com pessoal encontra-se acima do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Trata-se da mesma estratégia de sempre, impondo o congelamento salarial aos servidores, responsabilizando-os pelos problemas financeiros do Estado”, protesta Luiz Oscar Ferreira, Vice-Presidente da Adupe.

“Sequer foi apresentado pelo Governo o cronograma de reuniões das mesas específicas de negociação”, destaca Luiz Oscar.

A negativa do governo será ponto de pauta da reunião do Fórum dos Servidores Estaduais marcada para a próxima semana. Durante o encontro, dirigentes sindicais das diversas categorias do funcionalismo público estadual, entre elas a Adupe, vão discutir estratégias de encaminhamento da luta conjunta.

Fotos: Júlia Brito

comunicacao
Author: comunicacao

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *