Fórum dos Servidores Estaduais convoca paralisação geral para o dia 29 deste mês

Movimento é mais uma das ações para exigir do governo de Raquel Lyra a abertura efetiva das negociações da pauta unificada e das pautas específicas das diversas categorias do funcionalismo público.

Em reunião realizada na semana passada, que contou com participação de 14 entidades sindicais (entre elas a Adupe), o Fórum dos Servidores Estaduais decidiu aumentar o tom na luta e exigir do Governo do Estado a abertura efetiva das negociações da pauta de reivindicações entregue em abril. O próximo passo será a paralisação geral no dia 29 deste mês, para a qual estão sendo convocadas todas as categorias.

No Recife, para conferir maior visibilidade à luta dos servidores por melhores condições de trabalho e por salário digno, haverá também uma biciletata, no mesmo dia da paralisação. A partida será na avenida Rui Barbosa, às 9h, na altura da Ponte D’Uchoa, no bairro das Graças, com percurso até o Palácio do Campo das Princesas, onde será realizado um ato público.

Atos públicos pelo “Negocia, Raquel” também serão realizados no interior do Estado, já estando confirmados atos nas cidades de Petrolina, Caruaru e Garanhuns.

A Adupe conclama os professores e professoras da UPE para integrarem o movimento, tanto na Capital quanto no interior.

SERVIÇO:
Paralisação Geral dos Servidores Estaduais
Quando: 29/09/2023
No Recife: Bibliceata saindo às 9h da Ponte D´Uchoa até o Palácio do Campo das Princesas, onde haverá ato público às 10h
Atos confirmados também em Petrolina, Caruaru e Garanhuns

SOBRE A CAMPANHA SALARIAL

A pauta unificada, que reúne as reivindicações comuns de todos os servidores (revisão salarial de 7,2% com reposição das perdas, reajuste do Vale Refeição, reestruturação do Sassepe, concurso público e melhorias no serviço público, entre outros itens), foi entregue em abril passado.

Quanto às reivindicações dos professores da UPE, a pauta que vem sendo discutida contempla 13 pontos, sendo priorizados os itens cujas negociações estão em estágio avançado (criação da função de Professor Titular de Carreira no cargo de Professor Universitário da UPE; alteração nos critérios de progressão de Professor Adjunto para Professor Associado; e correção da distorção na base de vencimentos dos docentes no cargo de Professor Titular).

Até o momento o governo do Estado não deu nenhum sinal de que deseja, de fato, ouvir as demandas dos servidores públicos. A única proposta apresentada, mesmo assim muito vaga, foi de negociação plurianual, englobando o período de 2023 até 2026, sem, no entanto, apresentar os mecanismos de aplicação dos índices de reajustes para cada ano.

O governo tenta, por outro lado, enfraquecer a luta dos servidores mediante a alteração da forma de funcionamento da mesa geral de negociação permanente.

Além da paralisação, o Fórum dos Servidores decidiu:

  1. Encaminhar um ofício para a SAD reafirmando defesa da pauta geral que foi entregue ao Governo;
  2. Agendamento da reunião da Mesa Geral no início do mês de outubro e solicitando uma resposta do governo à pauta;
  3. Definição do calendário das Mesas Específicas;
  4. Maior clareza na proposta da negociação plurianual e garantia da negociação da pauta deste ano.
comunicacao
Author: comunicacao

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *