Adupe discute pauta de reivindicações nas unidades
Propostas serão apreciadas em assembleia geral na próxima semana e levadas para reunião da Mesa Específica com a SAD no dia 4 de agosto.
A direção da Adupe iniciou uma série de reuniões com as professoras e os professores em diversos campi da Universidade de Pernambuco. O objetivo é construir, nos próprios locais de trabalho dos docentes, a pauta de reivindicações da categoria a ser discutida com a Secretaria de Administração (SAD).
O calendário de encontros foi aberto no dia 11 passado, no Campus Petrolina, com a presença do diretor presidente, Luiz Oscar Cardoso Ferreira e do 2º Secretário, Victor Ribeiro Neves. No dia seguinte (12), a direção manteve reunião para discussão das demandas específicas dos Professores Titulares. O encontro ocorreu na sede da Adupe, no Recife, com participação de Luiz Oscar Cardoso Ferreira, Edvaldo Melo Pinto (Diretor Social) e Tânia Lago Falcão (1ª Secretária).
No dia 14 foi a vez dos docentes do Campus Mata Norte (Nazaré da Mata), ocasião em estiveram presentes os diretores Luiz Oscar Cardoso Ferreira, Clélio Cristiano dos Santos (Vice-presidente) e Edvaldo Melo Pinto (Diretor Social).
O cronograma de reuniões prosseguiu no dia 20, no Campus Caruaru, pela manhã, e no Campus Garanhuns, à tarde. Estiveram presentes os professores Luiz Oscar Cardoso Ferreira, Edvaldo Melo Pinto, Terezinha Lucas (2ª Tesoureira), Clélio Santos e Débora Quetti Marques de Souza (Diretora de Imprensa e Comunicação).
Em todas as oportunidades, os dirigentes reforçaram a necessidade do fortalecimento do sindicato para a luta pelo trabalho decente, que se traduz por salário digno e condições de trabalho.
Além das demandas específicas de cada unidade, propostas foram formuladas para constarem na pauta da assembleia geral dos docentes, a ser convocada para o próximo dia 28 de julho. As demandas a serem aprovadas pela assembleia serão levadas para a reunião da Mesa Específica de Negociação, agendada para o dia 4 de agosto próximo.
Conheça os itens já discutidos e que serão objeto de apreciação na assembleia:
1 – Recomposição do valor dos salários, de forma a suprir as perdas do congelamento salarial imposto nos últimos 8 anos;
2 – Reformulação e atualização do Plano de Cargos, Careiras e Vencimentos (PCCV);
3 – Criação da função de Professor Titular de carreira no cargo de Professor Universitário da UPE;
4 – Criação da Gratificação para Vice-Coordenador de todos os cursos de graduação da UPE;
5 – Alteração nos critérios de progressão de Professor Adjunto para Professor Associado;
6 – Correção da distorção na base de vencimentos dos docentes no cargo de Professor Titular;
7 – Concurso público para ocupação das vagas de professores e servidores em aberto e criação de novas vagas, de modo a atender à demanda decorrente do crescimento da Universidade.
Propostas em fase de discussão:
1 – Correção dos valores da Gratificação de Dedicação Exclusiva;
2 – Revisão da Lei nº 264/2014, que criou as Gratificações para Atividades Docentes por participação e coordenação na Pós-Graduação stricto sensu da UPE;
3 – Revisão dos parâmetros do Relatório de Atividades Docentes (RAD);
4 – Ajuda para custeio de deslocamento dos docentes que residem distante dos locais de trabalho.