Manifesto em apoio aos técnicos da Anvisa e pela independência técnica de atuação da agência
Em resposta a intimidação de Jair Bolsonaro aos técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela aprovação da vacinação conta a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, Profissionais das diversas áreas do conhecimento, sociedades científicas e associações de todo o pais lançaram um manifesto em defesa da instituição de seu corpo técnico.
De acordo com os signatários do documento, a decisão da Anvisa manifestada em ato em 16 de dezembro foi uma decisão acertada e oportuna, vez que, à luz dos conhecimentos e evidências atuais, os benefícios da vacinação na população de crianças de 5 a 11 anos superam os eventuais riscos associados à vacinação, no contexto atual da pandemia.
O manifesto recomenda às autoridades das três esferas de gestão que preservem os órgãos de vigilância sanitária e epidemiológica de toda e qualquer interferência política. Conforme previsto na Política Nacional de Vigilância em Saúde, trata-se de uma ação do ESTADO brasileiro e nenhum governante tem competência administrativa de interferir em decisões técnicas.