Governo do Estado sinaliza que haverá reajuste salarial para os servidores no próximo ano
Aconteceu, na manhã da terça-feira (23/11), a reunião extraordinária da Mesa Geral de Negociação Permanente, que reúne representantes do governo do Estado e entidades sindicais das diversas categorias do funcionalismo público Estadual, entre elas a Adupe, representada na ocasião pelo seu presidente, Luiz Oscar Cardoso Ferreira.
Do governo participaram a secretária de Administração, Marília Lins e o secretário da Controladoria-Geral do Estado (SCGE/PE), Marconi Muzzio, além de técnicos da SAD.
A reunião da Mesa de Negociação foi solicitada pelo Fórum dos Servidores Estaduais, formado pelos sindicatos representativos do funcionalismo público, que vêm cobrando do governo uma resposta às demandas dos servidores, a maioria com salários congelados há mais de sete anos. Além do congelamento salarial e da não realização de concurso público, os trabalhadores públicos sofrem com as péssimas condições de trabalho.
O encontro teve início uma hora após o horário marcado, sendo a alteração justificada pela secretária Marília Lins por estar ela e outros secretários reunidos com o Governador Paulo Câmara, “justamente para discutir a questão salarial do funcionalismo público estadual”.
Como de praxe, os representantes do governo iniciaram a reunião com a apresentação sobre o quadro das finanças do Estado. Por sua vez, os dirigentes sindicais se revezaram na cobrança de uma resposta objetiva às pautas de reivindicações, na perspectiva da correção das distorções salariais e da reposição das perdas inflacionárias dos últimos anos.
Sobre a questão específica da reposição salarial, Marília Lins disse que o governo vem trabalhando três modelos para a concessão do reajuste salarial (sem, no entanto apresentar detalhamento). De acordo com a secretária, os detalhes das propostas que vêm sendo objeto de estudo serão apresentados na próxima reunião da Mesa Geral de Negociação, em dezembro.
Marília Lins adiantou, no entanto, que o Governo do Estado deverá encaminhar à Assembleia Legislativa, em março do próximo ano, um projeto de lei prevendo o reajuste salarial dos servidores, levando-se em conta os prazos estabelecidos pela legislação eleitoral.
De acordo com o presidente da Adupe, Luiz Oscar Cardoso Ferreira, a fala da secretária de Administração na reunião da terça-feira lança esperança para os servidores na questão relacionada à reposição salarial. “Mesmo que o Governo não tenha apresentado o detalhamento da sua proposta, pela primeira vez em muitos anos de negociação ficou a expectativa de algum reajuste salarial. Qual será o tamanho dele? Acho que depende da nossa disposição para a mobilização”, alerta o dirigente.
O Fórum dos Servidores do Estado recomendou às entidades sindicais que realizem suas assembleias na última semana de novembro ou na primeira semana de dezembro para tratar da campanha salarial. A Adupe deverá convocar assembleia para o dia 2 de dezembro, às 17h, na modalidade virtual.