15 | 10 – Nossa homenagem às professoras e aos professores da UPE
Neste 15 de outubro, data que simboliza a importância do professor para a sociedade, rendemos homenagem às mulheres e aos homens que empregam todo o seu conhecimento e toda a sua energia na construção de um mundo melhor, mais justo e solidário.
Para além do simbolismo da data, o 15 de Outubro remete-nos também à necessidade de nos contrapormos às políticas de redução do papel do Estado, de destruição das políticas públicas e dos direitos trabalhistas, conquistados em décadas de luta.
Todavia, ainda que em meio às condições adversas (baixos salários, condições de trabalho precárias e trabalho excessivo), sigamos nossa jornada de guardiões da esperança. Não a esperança do ficar parado, à espera do que possa vir. Nossa esperança é a esperança do verbo esperançar, tão bem traduzida pelo grande mestre Paulo Freire:
“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo.”
Portanto, sigamos construindo, levando adiante, perseguindo a mudança, prosseguindo nossa caminhada em busca de um mundo melhor.
Parabéns às educadoras e aos educadores da Universidade de Pernambuco, sejam aqueles e aquelas que se encontram em atividade, quanto aqueles e aquelas já aposentados, que igualmente contribuíram na formação humanista de milhares de jovens.