7 de setembro é dia de ocupar as ruas, em defesa do serviço público e dos servidores e pelo “Fora Bolsonaro”
27º Grito dos Excluídos ocorre em contraponto às tradicionais manifestações “cívicas” que marcam o dia da independência. Adupe conclama docentes da UPE a participarem dos atos.
Com o lema “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já!”, o 27º Grito dos Excluídos promete invadir as ruas das grandes cidades de todo o país no feriado do 7 de setembro. A ideia é denunciar o desgoverno Bolsonaro, suas omissões e erros na condução das ações em meio à crise sanitária da pandemia da Covid-19.
O Grito dos Excluídos deste ano ocorre num momento em que o Brasil vive ameaças constantes ao Estado Democrático de Direito e uma crise financeira sem precedentes, resultado da política desastrosa do governo Bolsonaro.
É, também, um momento de anunciar a importância da unidade das organizações e dos trabalhadores e trabalhadoras pela garantia dos direitos sociais básicos e por um novo projeto de sociedade.
Na convocatória para as manifestações, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e Campanha Nacional Fora Bolsonaro reforçam que a democracia e a soberania do Brasil estão sob ataque. E que o presidente e sua base desrespeitam as instituições e a democracia e ameaçam o país com um golpe.
Paralelamente, continuam as consequências da falta de enfrentamento à pandemia, bem como a política econômica desastrosa que vem aumentando o desemprego e deixando milhões de pessoas na miséria e na fome.
O “7S” se soma às outras grandes manifestações já realizadas contra o governo de Jair Bolsonaro. Protestos já ocorreram nos dias 29 de maio, 19 de junho, 3 de julho, 24 de julho e 18 de agosto, data em que houve paralisação dos servidores públicos contra a reforma Administrativa (PEC 32).
A Adupe convida todos os professores e professoras da UPE a participarem dos atos e manifestações do Grito dos Excluídos, fortalecendo a luta contra o autoritarismo e os desmandos do governo genocida de Bolsonaro.
Veja abaixo os atos e locais já confirmados. Leve sua bandeira, siga as medidas de segurança sanitária recomendadas pelas autoridades de saúde e participe!
Recife | Na Capital, a concentração será na Praça do Derby, às 10h, com caminhada até o Pátio do Carmo, no centro da cidade.
Caruaru | Na Capital do Agreste haverá ato político, artístico e cultural, às 14h, no Morro do Bom Jesus.
Petrolina | Em Petrolina as atividades do Grito dos Excluídos começarão cedinho, às 6 horas, na Praça da Juventude/João de Deus, com um café da manhã coletivo regado a cuscuz, em preparação ao grande ato que acontecerá às 8horas.
Ouricuri | Ato na Praça do Banco do Nordeste, às 8h
Afogados da Ingazeira | Ato Unificado Sertão do Pajeú, (Sábado, dia 04/09)