NOTA PÚBLICA | Pelo direito de informar e ser informado

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco vem a público manifestar preocupação com o recente fato relatado pelo professor Marco Mondaini, ex-diretor do Núcleo de TVs e Rádios Universitárias (NTVRU) da UFPE, afastado do cargo por se negar a retirar referência a Bolsonaro em vídeo produzido pela Coordenação de Jornalismo da emissora.

Lançado na sexta-feira (19/03), o vídeo evidenciava a importância das medidas de isolamento social nesse momento  gravíssimo da pandemia que atravessamos. O material consiste em uma sequência de notícias sobre o avanço do novo coronavírus no Brasil. Em uma delas, lê-se: “Bolsonaro diz que lockdown ‘não dá certo’ e volta a criticar governadores”.

A exigência da modificação do conteúdo do vídeo por parte da Reitoria da UFPE, caso confirmada, configura-se um ato de censura, medida abominável, principalmente por ser a TVU uma emissora pública, que se destaca justamente pela programação voltada à promoção de direitos ligados à diversidade, à pluralidade e a própria democratização dos meios de comunicação.

Repudiamos, pois, qualquer tentativa de interferência nos conteúdos da TVU com a finalidade de escamotear atos ou omissões de dirigentes da Nação. Mantemo-nos na trincheira daqueles que lutam diariamente pelo direito de informar e ser informado.

Recife, 25 de março de 2021

Seção Sindical dpos Docentes da Universidade de Pernambuco – Adupe

comunicacao
Author: comunicacao

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *