Aulas na UPE serão retomadas no formato remoto a partir de setembro

Modelo, que tem caráter excepcional, foi aprovado na quinta-feira passada (23/07) em reunião conjunta do CONSUN e do CEPE. Adupe alerta para que, em função da adoção do período suplementar, não haja nenhum prejuízo no processo de avaliação dos docentes (progressão horizontal).

Um semestre letivo suplementar, optativo para os alunos e com aulas remotas. Este é o modelo de retomada das atividades acadêmicas que a Universidade de Pernambuco vai implementar como solução transitória para o Ensino de Graduação na UPE, em função dos efeitos da Pandemia da COVID-19. O formato foi aprovado na semana passada, em reunião conjunta dos Conselhos Universitário (CONSUN) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

A Adupe contribuiu em todo o processo de discussão sobre a retomada das aulas na UPE, evidenciando sempre a necessidade de se garantir uma volta às atividades segura do ponto de vista da saúde individual e coletiva da comunidade acadêmica e, também, comprometida com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, sem exclusão de alunos ou professores.

A Regulamentação do Período Letivo Suplementar (PLS) foi definida na Resolução CEPE nº 58/2020, publicada no dia 25 passado. No final deste texto você encontra o link para download da Resolução. Antes, conheça aqui os principais pontos da norma.

Destaques da Resolução CEPE 58/2020

1 – Semestre letivo excepcional suplementar, com aulas remotas e outras atividades pedagógicas não presenciais, como soluções transitórias para o Ensino de Graduação na UPE, em função dos efeitos da Pandemia da COVID-19.

2 – Serão dez semanas de aulas, entre 8 de setembro a 14 de novembro, com atividades completamente desenvolvidas pela internet.

3 – A adesão às atividades não presenciais é de caráter optativo para os alunos.

4 – Um auxílio de inclusão digital deverá ser oferecido para os alunos em vulnerabilidade socioeconômica. Edital nesse sentido será publicado no início do mês de agosto.

5 – Os docentes que tiverem dificuldades com o ensino remoto podem apresentar uma autodeclaração, informando suas limitações. Nesses casos, poderão ser realocados em outras atividades, após avaliação do Pleno de Curso e do CGA da unidade de educação. Essa possibilidade, em especial, foi uma das propostas defendidas pela Adupe.

6 – Tanto os docentes quanto os discentes passarão antes por um treinamento de uso das plataformas virtuais de aprendizagem.

7 – As aulas do semestre letivo 2020.1 permanecerão suspensas para os cursos presenciais de graduação da UPE, até ulterior deliberação do CEPE, mediante novos cenários de segurança apresentados pelas autoridades sanitárias do Estado.

A Adupe defende a criação de uma comissão para acompanhar e avaliar todas as fases do PSL. A medida é importante para que, durante a sua aplicação possam ser ajustadas e corrigidas possíveis distorções ou falhas, evitando-se assim prejuízos à qualidade do ensino. 

ACESSE AQUI a Resolução CEPE 58/2020

comunicacao
Author: comunicacao

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *