Adupe abre espaço para publicação de textos de opinião dos docentes

Site e newsletter da Adupe agora têm seção para publicação de textos dos docentes sindicalizados. Objetivo é estimular o debate sobre temas atuais, de forma a refletir a diversidade de opiniões.


A Adupe está abrindo, em seus canais de comunicação (Site, Newsletter e redes sociais), um novo espaço destinado à publicação de textos de opinião por parte das professoras e dos professores filiados ao sindicato. O objetivo é contribuir com o debate sobre temas atuais, estimulando a prática da liberdade de expressão.

Nesse sentido, qualquer assunto pode ser trabalhado como tema, desde que sejam obedecidas as regras da civilidade, do respeito ao outro e às diferenças.

Os textos assinados não traduzem, em princípio, a opinião da Adupe. Sua publicação, ressalte-se, tem como propósito estimular o debate dos problemas atuais e refletir a diversidade de opiniões.

Que tal aproveitar este momento em que estamos mais reclusos e compartilhar sua opinião sobre os temas que afligem a sociedade? Se você quer dividir conosco suas ideias encaminhe seu artigo através do e-mail: [email protected]

Conheça as regras e participe:

1 – Considerações sobre a liberdade de expressão
As manifestações são protegidas pelo direito constitucional da liberdade de expressão, em que é assegurado a exteriorização das ideias e pensamentos do autor, sendo compartilhada a visão de mundo do opinante, seus conhecimentos, suas manifestações políticas. O pluralismo de ideias, o cultivo da troca de opiniões, o direito de exprimir seus pensamentos sobre os diversos assuntos compõem o direito de liberdade de expressão.

Destaque-se, contudo, que a liberdade de expressão não é um direito absoluto, tendo em vista que não podem ser propagados discursos de ódio, manifestações que violem a noção de Estado Democrático do Direito (ex.: discursos segregacionistas etc.), opiniões que incitem o crime, ou discursos ofensivos à honra de terceiros;

2 – TEMAS: Os temas são livres, mas, de início, sugerimos textos que reflitam o momento e os problemas atuais do país. Como exemplo, temas como sucateamento da saúde e da educação públicas, docência, autonomia universitária, liberdade de cátedra, extinção de direitos etc;

3 – TAMANHO: O texto deve ter entre 30 e 40 linhas (fonte Times New Roman, corpo 12);

4 – RESPONSABILIDADE: Com já explicitado, não serão aceitos textos com opiniões discriminatórias de qualquer natureza, ofensas a pessoas ou instituições;

5 – AUTORIA: O texto deve conter um título e, ao final, trazer o nome do autor e a unidade (Campus/faculdade) à qual ele pertence.

Participe! Envie seu texto para: [email protected]

comunicacao
Author: comunicacao

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *