Cresce rejeição ao programa “Future-se”, do MEC

Proposta que terceiriza gestão das universidades federais será assunto de mesa redonda na ESEF, como parte da programação da Semana Universitária da UPE

O programa Future-se, anunciado em julho passado pelo Ministério da Educação – que traz na essência a terceirização do ensino superior público -, vem encontrando forte reação no meio educacional, tanto por parte das entidades de representação de professores, estudantes e servidores técnicos, quando dos conselhos universitários das próprias IFEs. Até o momento, 27 Conselhos Universitários de instituições federais de ensino superior já manifestaram rejeição ao programa. 

A proposta do MEC remete o financiamento das universidades e institutos federais à captação de recursos junto ao setor privado, através de fundos de investimento, parcerias público-privadas e privatização do patrimônio imobiliário das IFE. De acordo com o programa, a gestão passará a ser feita por Organizações Sociais, de caráter privado. O orçamento para manutenção e investimento das IFEs será desvinculado da União e substituído pelo financiamento privado.

As entidades do Setor da Educação divulgaram na sexta (27/09) uma nota conjunta convocando todos a aderirem à greve nacional da educação, de 48 horas nos dias 02 e 03 de outubro, com atividades internas nas instituições no dia 02 e grandes atos de rua no dia 03.

A Adupe se solidariza com o movimento dos trabalhadores da educação superior e se manifesta contrária à proposta do “Future-se”, por se tratar de um claro ataque à autonomia universitária e conclama todos a participarem das manifestações de ruas e das atividades internas.

Future-se: para onde?

Na UPE haverá, na quarta-feira (02/10), às 10h, a mesa redonda “Future-se: para onde?”, que acontecerá na Escola Superior de Educação Física (ESEF), como parte da programação da Semana Universitária da UPE. A mesa terá como palestrantes a professora Érika Suruagy (UFRPE) e o professor Paulo Rubem Santiago (UFPE), com mediação do professor Luiz Oscar Cardoso Ferreira, presidente da Adupe.

O debate é organizado pelas disciplinas de “Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e da Educação Física” e “História da Educação Física”, da Escola Superior de Educação Física – ESEF/UPE .

Mesa redonda: “Future-se: para onde?”

Data:  quarta-feira, 02 de outubro

Hora: das 10h às 12h

Local: ESEF – Sala 01

Leia abaixo a Nota de Convocação assinada pela UNE, ANPG, SINASEFE, ANDES, FASUBRA e FENET

Leia a “Carta de Vitória”, emitida pela ANDIFES sobre o “Future-se”

Conheça a minuta do programa “Future-se”

Conheça a minuta do programa “Future-se”

comunicacao
Author: comunicacao

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *