Diário Oficial do Estado traz nomeação de 46 novos docentes para a UPE

Ocupação das vagas decorrentes de vacância e de todas vagas em aberto é um dos pontos da pauta que vem sendo discutida pela Adupe com a SAD.

Através da Portaria 991/2019, publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (21/08/2019), a Universidade de Pernambuco convocou 46 docentes aprovados em concurso público realizado pela instituição de ensino.

De acordo com a portaria, as nomeações ocorrem em razão de vacância. As vagas a serem ocupadas estão distribuídas nos campi de Petrolina (03), Salgueiro (02) Serra Talhada (02), Arcoverde (01), Garanhuns (07), Benfica-FCAP (05), Benfica-POLI (03), Mata Norte (04), Santo Amaro-ESEF (01), Santo Amaro-FCM (15) e Santo Amaro-FENSG (03).

A ocupação das vagas, sejam elas decorrentes de vacância, sejam as vagas criadas recentemente pela Lei complementar 262/2014, tem sido um dos itens da pauta de reivindicações que o Sindicato vem negociando com o Governo do Estado.

O assunto foi discutido nas duas últimas reuniões entre a Adupe e a Secretaria de Administração(SAD), realizadas nos dias 30 de maio e 7 de agosto. Nessa última, o Governo do Estado se comprometeu a levantar, junto coma UPE, o quantitativo de vagas resultantes de vacância, conforme descrito na ata da reunião: “Verificar, junto à UPE, a quantidade de cargos que vagaram a partir de 31/05/2017, até o presente momento, a fim de que o Governo tenha ciência dessa quantidade e, assim, delibere sobre a nomeação”.

Para a Adupe, a chegada de 46 novos professores na UPE representa um alívio para a Universidade. No entanto, o quantitativo convocado está muito aquém das necessidades da instituição, cujo número de docentes não tem acompanhado o crescimento da instituição.

De acordo com o Plano de Desenvolvimentos Institucional da UPE (PDI/UPE-2019-2023), o quadro de docentes da UPE dispõe de 1.283 vagas. Destas, 1.031 encontram-se ocupadas, restando 252 cargos em aberto.

Além de reivindicar o preenchimentos de todas as 1.283 vagas já existentes, através de concurso público e nomeação dos já concursados, a Adupe luta também pela ampliação do quadro de docentes, de forma a suprir as demandas decorrentes da expansão da universidade. A questão está inserida no rol de assuntos que serão debatidos no âmbito do Grupo de Trabalho criado para a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Grupo Magistério Superior da Universidade de Pernambuco. A primeira reunião do GT, que tem em sua composição representantes da Adupe e do Governo do Estado, ocorrerá no dia 5 de setembro.

comunicacao
Author: comunicacao

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *