CURSO DE MEDICINA DE GARANHUNS – Nota da Adupe

Nesta terça, (29/08), o curso de Medicina do Campus UPE de Garanhuns será iniciado com uma cerimônia que contará com a presença da Presidenta Dilma Roussef e do governador Eduardo Campos.  A ADUPE estará presente para levar o seu apoio aos professores e às professoras, que muito fizeram para instalar esse curso, e aos que irão fazer com que ele aconteça.

Sabe-se que são muitos os desafios para a criação de um curso de Medicina. Um dos mais sérios diz respeito à urgência de se ter professores efetivos e exclusivamente dedicados ao curso e à UPE. Principalmente pelo fato de que a UPE é uma Universidade e, como tal, deve praticar de maneira indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão. Deve também praticar a integração com os serviços do SUS da região para formar seus alunos no sentido da resolução de problemas e da afirmação da atenção à saúde como direito de cidadania.

A abertura de novos cursos nas unidades do interior é importante. Mas esse processo poderá resultar inútil, sem que sejam criadas as condições necessárias ao seu funcionamento, incluindo aí o quadro de docentes.

A ADUPE reafirma que a prática docente de qualidade exige a superação de contratos provisórios e salários precários. Por tudo isso defendemos: concurso público e efetiva proteção ao trabalho docente com um plano de cargos, carreiras e vencimentos digno, priorizando-se a dedicação exclusiva.

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *