Programa da UPE comemora 500 transplantes de fígado

O Programa de Transplante de Fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (Huoc/UPE), em parceria com o Hospital Jayme da Fonte, atingiu a marca de 500 transplantes de fígado. Os transplantados são provenientes de todo o Norte/Nordeste e alguns do Sudeste, numa inversão histórica de fluxo de pacientes, que antes enviava seus pacientes para o pólo paulistano e, hoje, já atende pacientes vindos de lá.

Para celebrar os 12 anos do programa e a marca dos 500 transplantes de fígado, os dois hospitais realizam uma sessão solene nesta quarta-feira (24/08), às 19h, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da UPE (FCM) com a presença do médico Silvano Raia, pioneiro do transplante de fígado no Brasil e falará sobre “Transplante de Órgãos: Passado, Presente e Futuro. Já no dia 25/08 acontecerá, às 11h30 a aposição da placa dos 500 transplantes no Pavilhão Amaury de Medeiros no Huoc.

A unidade de transplante de fígado está entre os três primeiros do Brasil (os outros dois são em São Paulo) e é pioneira no Norte/Nordeste. De acordo com o chefe do programa, o médico Cláudio Lacerda, o aumento das cirurgias foi possível graças à melhoria do esquema montado para captar órgãos em vários estados do país.

O transplante de fígado é o procedimento cirúrgico mais complexo dentro da medicina por exigir tecnologia e recursos humanos aprimorados e uma equipe médica multidisciplinar. Hoje, 170 pessoas esperam um fígado no Huoc/UPE.

APAF – A Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (Apaf) é uma instituição sem fins lucrativos que dá suporte ao Programa de Transplante de Fígado do Huoc/UPE e Jayme da Fonte. O trabalho da Apaf é realizado através de um grupo de voluntários que acolhem os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que chegam ao hospital.

Fonte: Portal da UPE 

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *