Adupe tem nova rodada de negociação com o governo – Publicada em 15.06.2011

Dirigentes da Adupe e representantes do governo voltaram a se reunir, terça feira passada (14/06), em nova rodada de negociações da pauta de reivindicações dos professores da Universidade de Pernambuco. Contrariando as expectativas do sindicato, o secretário Ricardo Dantas (Administração) afirmou que, em se tratando de reajuste, o que há de concreto é o percentual de 5%.

Ricardo Dantas pediu, no entanto, mais um tempo para avaliar os impactos financeiros dos demais pontos da pauta (Implantação das promoções para Professor Associado, da progressão por desempenho, transformação da Dedicação Exclusiva em regime de trabalho e ampliação do número de professores com DE).

“O reajuste de 20% que pedimos não foi estabelecido ao acaso. Entendemos que é um número possível para o governo e que, se aplicado, representaria apenas uma melhora na nossa grade de salários”. Disse o vice-presidente da Adupe, Itamar Lages. “Mesmo com o reajuste, ainda ficaremos com salários inferiores aos de outras universidades do Nordeste, como as estaduais da Paraíba (UEPB) e do Piauí (UESPI). Concluiu.

O presidente da Adupe, Carlos Lago, lembrou mais uma vez que a defasagem salarial e a falta de perspectivas de crescimento na carreira têm provocado a fuga de docentes da UPE para outras universidades. “Isso é preocupante, pois tem impacto direto nos índices de qualidade dos nossos cursos”.

Na próxima semana, a ADUPE terá nova rodada de discussão com o secretário de Administração, que se comprometeu em apresentar uma nova proposta ao sindicato.

A reunião da mesa específica contou com a participação, pela Adupe, dos diretores Carlos Lago (Presidente), Itamar Lages (Vice-presidente), Sérgio Galdino (Diretor de Assuntos Sindicais) e Bernadete Campos (Secretária). Pelo Governo, além de Ricardo Dantas, esteve presente o secretário executivo de pessoal do Estado, Antônio Cabral.

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *