PROGRESSÃO – ADUPE ESCLARECE

Atendendo solicitação dos seus associados, a ADUPE vem realizando reuniões, nas unidades de ensino, com o objetivo de esclarecer dúvidas relacionadas à promoção por desempenho (progressão horizontal) e à promoção de nível de Professor Adjunto para o de Professor Associado (progressão vertical).

 

Mesmo tendo caráter de esclarecimento,  estão surgindo naturalmente desses encontros algumas sugestões de alteração e/ou inclusão de itens na lista de atividades que pontuam a promoção.

 

Obviamente, cabe a ADUPE dar o tratamento adequado a toda e qualquer demanda advinda dos seus associados. É justamente o que estamos procedendo, ao levar as sugestões à Comissão de Avaliação de Desempenho instituída pela Reitoria da UPE.

 

No entanto, convém esclarecer que os critérios da progressão horizontal e da promoção do Professor Adjunto já estão definidos nas resoluções 29/2010 e 30/2010, do Conselho Universitário da UPE. Tais critérios foram discutidos nas unidades de ensino entre maio e outubro do ano passado. A ADUPE, por exemplo, promoveu várias reuniões nas unidades e realizou assembléias para discussão exclusiva do assunto. Posteriormente, a própria Comissão Central instituída pela Universidade para discussão da Promoção Docente reforçou a necessidade imperiosa de que os professores se reunissem em suas unidades para construírem propostas. Algumas unidades entenderam a importância do debate e apresentaram propostas. Outras, não.

 

A partir das sugestões advindas dos debates promovidos pela ADUPE e das discussões das próprias unidades de ensino, uma proposta final foi consolidada na Comissão Central, da qual fizeram parte representantes da ADUPE, da Comissão Própria de Avaliação (CPA), da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), da Pró-Reitoria Administrativa (PROADIM), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRADE), da Pró-Reitoria de Pós Graduação E Pesquisa (PROPEGE) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

 

O documento gerado na Comissão foi submetido à assembleia dos docentes, realizada no auditório da Adupe no dia 14 de outubro do ano passado, sendo aprovado e, posteriormente, remetido para apreciação do Conselho Universitário. 

 

Portanto, reafirmamos, os critérios da avaliação de desempenho estabelecidos nas resoluções 029 e 030/2010 são demandados das discussões promovidas pela Adupe, num primeiro momento e, posteriormente, pelas próprias unidades de ensino.

 

Há o entendimento, na Comissão de Avaliação da UPE, de que algumas das propostas que surgem agora poderão ainda ser viabilizadas, desde que não alterem a essência do programa já aprovado.

 

Ressaltamos ainda que eventuais imperfeições do programa de progressão docente poderão ser revistos já final deste ano. Isto está garantido no artigo 9º da Resolução 029/30, que diz: “Art. 9º. Os critérios, o calendário e os instrumentos avaliativos específicos para a promoção para Professor Associado serão revistos anualmente até 31 de dezembro do ano anterior à avaliação e aprovados pelo Reitor, ouvidos a Comissão Própria de Avaliação e o CONSUN”.

 

Lembramos, por último, que a habilitação à promoção por desempenho e à promoção ao nível de Professor Associado é a primeira etapa do processo, sendo a sua implantação efetiva objeto da negociação ora em curso entre a Adupe e o Governo do Estado.

 

A DIRETORIA

 

Clique aqui e saiba mais sobre os critérios da promoção por desempenho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *