Medicina em Garanhuns tem a maior concorrência – 24.09.2010
Universidade de Pernambuco divulgou ranking da disputa por vagas para o vestibular 2011
Mirella Marques – Diário de Pernambuco
Recordes de concorrência no vestibular 2011 da Universidade de Pernambuco (UPE), divulgados ontem pela instituição. O novo curso de medicina do campus de Garanhuns lidera o ranking, com 54,25 candidatos brigando por uma das 32 vagas ofertadas. Em segundo lugar, aparece direito, do campus Arcoverde, com a concorrência de 45,35 feras por vaga. As duas graduações abrem suas primeiras turmas no 2º semestre de 2011. O curso de medicina do campus Recife, com maior número de inscritos (4.496), ocupa a terceira posição entre os mais concorridos (37,47 estudantes por vaga). A disputa impressiona. É a maior registrada pela UPE. Mas é importante ressaltar que este é o ano que encerra o primeiro ciclo do vestibular seriado. Isso significa que 20% (716) do total de 3.580 vagas ofertadas será destinado exclusivamente aos alunos que estão disputando por esse sistema. As concorrências altas, portanto, referem-se ao restante (80%) das oportunidades (2.864).
Estão inscritos no vestibular tradicional deste ano 37.510 feras, que vão disputar vagas em 44 cursos espalhados por oito campi (Recife, Camaragibe, Nazaré da Mata, Salgueiro, Petrolina, Garanhuns, Caruaru e Arcoverde). A presidente da Comissão de Concursos da UPE (Conupe) e pró-reitora de graduação, Isabel Avelar, afirma que o número de inscritos aumentou 33% em relação ao vestibular do ano passado. “Acreditamos que isso tenha ocorrido por causa da adoção do número de inscrição social (usado para identificar a renda familiar em diversos programas sociais do governo federal). Vários alunos conseguiram isenção da taxa de inscrição informando o NIS. No ano passado, foram pouco mais de 2 mil isenções. Neste ano, 11,5 mil”, explica.
Segundo a presidente da Conupe, outro “chamariz” para a universidade foi a gratuidade dos cursos, implantada em 2010 pelo governo do estado. Apesar de pública, até o ano passado os alunos da UPE precisavam pagar uma mensalidade simbólica. Taxa variava de R$ 20 a R$ 140, dependendo do curso. Isabel Avelartambém chamou a atenção para o aumento de inscritos nos cursos de engenharia, no campus Recife. “Principalmente nas graduações de engenharia civil, mecânica industrial e mecatrônica e engenharia elétrica. É possível que isso tenha ocorrido por causa das oportunidades de emprego em Suape e no estado como um todo”, analisa.
Espaço para novo curso em obras
Pela primeira vez na história da Universidade de Pernambuco (UPE), o curso mais concorrido do vestibular da instituição é do interior. O primeiro e o segundo lugares, aliás. Nos últimos cinco anos, o curso de medicina do campus Recife ocupou o topo do ranking, lugar que hoje pertence a medicina, mas do campus Garanhuns.
Embora os alunos tenham dado mostras de que existe grande demanda para a graduação na região Agreste, as obras de construção das salas de aula começaram há poucos dias. Ainda não existem laboratórios ou equipamentos. O curso de medicina funcionará em um bloco à parte do campus Garanhuns, ao lado das salas de psicologia. A primeira turma, com 50 vagas ofertadas, será iniciada no segundo semestre do ano que vem. Quarenta oportunidades serão preenchidas por ingressos do vestibular tradicional e 10 vagas serão ocupadas por alunos oriundos do sistema seriado (que avalia o aluno ao final dos três anos do ensino médio).
“Já temos expertise na área de saúde. Por isso, a vinda do curso de medicina para cá foi algo muito natural. Os feras da cidade estão em polvorosa. Sempre me param na rua para agradecer a vinda da graduação de medicina”, afirma o diretor do campus Garanhuns, Pedro Falcão. Em Arcoverde, onde funcionará o curso de direito, segundo mais concorrido do vestibular, a situação é um pouco mais difícil. No momento, a instalação do campus está atrasada. Mesmo assim, no segundo semestre de 2011 devem começar as aulas para 50 aprovados no curso. Quarenta passarão através do vestibular tradicional e outros 10 ingressarão pelo sistema seriado.
Fonte: DP