Adupe é presença marcante na Greve Nacional pela Educação

 
Entidade foi presença marcante nos atos realizados em Recife, Garanhuns, Caruaru e Petrolina.
 
As manchetes dos jornais e chamadas de noticiários de rádio e TV demonstram que o dia de ontem (15/05) foi diferente em todo o país. Desde as primeiras horas da manhã, professores, estudantes, técnico-administrativos e movimentos sociais começaram as mobilizações da Greve Nacional da Educação.
 
Primeira greve nacional contra as políticas do governo de Jair Bolsonaro, a Greve da Educação teve início com manifestações em centenas de cidades do Brasil. Universidades federais e estaduais, institutos e CEFETs amanheceram fechados pela comunidade acadêmica, em protesto contra os cortes no orçamento das instituições e nas bolsas de pós-graduação.
 
Na Universidade de Pernambuco não foi diferente. A comunidade universitária atendeu ao chamado e foi às ruas levar o seu protesto contra ataques do governo de Jair Bolsonaro. A Adupe apoiou integralmente o movimento, tanto nos campi da Região Metropolitana do Recife quando nos campi de Garanhuns, Caruaru e Petrolina.
 
Em Recife, antecipando o ato nacional convocado para o turno da tarde na Rua da Aurora, estudantes, professores e servidores realizaram um ato em frente à Reitoria da UPE. Uma faixa gigante foi afixada na fachada da Reitoria. Houve panfletagem na Avenida Agamenon Magalhães, informando à população os motivos da greve.
 
Em seguida, uma comissão formada por representantes do Diretório Central dos Estudantes-DCE-Paulo Freire , da Adupe e do Sindupe foi recebida no Palácio do Campo das Princesas pela Vice-Governadora, Luciana Santos.
 
No encontro, foram discutidos itens da pauta de reivindicações dos estudantes da UPE relativos à efetivação da gratuidade através de lei específica e ampliação da política de assistência estudantil.
 
Representando a Adupe, o professor Luiz Oscar destacou o apoio da entidade à pauta dos estudantes e ressaltou a necessidade do repasse integral, pelo Governo do Estado, dos recursos da gratuidade garantidos pelo decreto 34.380/2009.
 
O dirigente aproveitou a ocasião para solicitar a intervenção da vice-governadora, junto ao Secretário de Administração, no sentido de seja negociada efetivamente a pauta de reivindicações dos professores. A primeira reunião para discussão da pauta da Adupe está prevista para a próxima quarta-feira, dia 22.
 
 
 

==> Veja mais imagens dos atos de Recife, Garanhuns e Petrolina em nossa página no facebook: https://pt-br.facebook.com/adupesindicato/

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *