Nota de repúdio às declarações do Ministro da Educação
A diretoria da Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco (Adupe), vem a público manifestar o seu mais veemente repúdio às declarações do Ministro da Educação, Abraham Weintraud, que de forma discriminatória e preconceituosa, defendeu que as universidades do Nordeste deveriam priorizar agronomia e não investir em cursos com disciplinas como Sociologia e Filosofia.
Fica demonstrado o despreparo e a ignorância do Sr. Ministro, recentemente nomeado, tanto em relação ao Plano Nacional de Educação, instituído pela Lei Nº 13.005/2014, vigente até 2022 , que estabelece, em seu art. 2º como diretrizes, inciso III “Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação”, quanto à própria Constituição Federativa do Brasil, que em seu Artigo 3º expressa: “Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil… Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.
É inadmissível um Ministro da Educação, em vez de propor integração nacional e propugnar para que sejam diminuídas as desigualdades entre pessoas e regiões, faz justamente o contrário, com pronunciamento recheado de discriminação e preconceitos.
Como nordestinos, exigimos dos poderes competentes ações concretas, de forma a responsabilizar o Sr. Ministro da Educação por propagar a discriminação e o preconceito.
A DIRETORIA