Ciclo de debates sobre Previdência prossegue em Garanhuns
O conpost_content em que está sendo tramada a reforma da previdência e suas conseqüências diretas na vida dos trabalhadores, sejam eles do setor público ou do setor privado, foi o foco do debate realizado na tarde da quarta-feira passada (03/04/2019), no campus da UPE em Garanhuns.
Promovido pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco (Adupe), o encontro integrou o cronograma de debates que a entidade vem realizando nos diversos campi da UPE sobre a conjuntura atual e a reforma da previdência. Este foi o terceiro debate sobre o tema. O ciclo foi aberto no dia 22 de março, com dois debates, um no Campus de Santo Amaro e o outro no Campus Petrolina.
Ao abrir o evento, o presidente da Adupe, Luiz Oscar Cardoso Ferreira destacou o importante papel do movimento sindical na conscientização sobre os verdadeiros objetivos das reformas que vêm sendo impostas à Nação. “A PEC 6/2019 desconstitucionaliza a previdência social e propõe a sua entrega ao sistema financeiro através do regime de capitalização. É preciso que haja uma ampla discussão com a sociedade, envolvendo partidos políticos, centrais sindicais e não apenas os militares”, disse.
Os debatedores foram o cientista político e escritor, Túlio Velho Barreto e o advogado previdenciário e conselheiro da Subseção da OAB em Garanhuns, Walter Filho. Também esteve presente o 1º Secretário da Adupe, Clélio Santos.
Durante as duas horas de debate, os palestrantes convidados foram enfáticos quanto à gravidade do momento vivido pelo Brasil e às conseqüências drásticas para a previdência pública, caso a reforma contida na PEC 6/2019 seja aprovada.
Houve bastante interação por parte da plateia, formada por professores e estudantes do Campus Garanhuns.