2012-2013 – Momento de comemorar e de se fortalecer
Considerando a intensidade da cultura cristã na nossa sociedade, retomamos aqui um trecho que pouco aparece nas muitas divulgações natalinas. Trata-se da narrativa sobre a fuga de José, Maria e Jesus para o Egito.
A fuga e o exílio foram as alternativas encontradas por José para que o seu filho escapasse do extermínio de crianças ordenado por Herodes, o monarca que não queria nenhuma ameaça aos seus planos de manutenção do poder. Por isso, mesmo sem conhecer o filho de Maria e José era preciso exterminá-lo, e assim desqualificar a profecia de libertação que animava o povo que era desapropriado de suas poucas posses pelo império romano com a conivência das próprias lideranças judias.
A alusão a esse trecho da narrativa do evangelho de Lucas é aqui utilizada para desejar que neste final de 2012 e durante todo o ano de 2013, e melhor do que temos feito até aqui, continuemos a cuidar da nossa UPE, a instituição onde nos realizamos e realizamos a formação de profissionais, a produção de conhecimento, as atividades de extensão e a assistência à saúde!
Cuidar da UPE porque ela é nossa! E tão mais nossa será quanto mais autônoma for! Sendo autônoma responderá apenas ao controle público porque estará determinada apenas para os interesses de proteção aos direitos de educação, saúde, habitação, dentre outros!
Cuidar da UPE implica tanto no trabalho de qualidade quanto lutar por autonomia plena, ou seja, política, administrativa, financeira e acadêmica.
Enquanto a autonomia não for plena, a UPE vivenciará exílios de insuficiência de servidores técnicos e docentes e de instalações físicas inapropriadas.
Enquanto o exílio estiver acontecendo a formação de profissionais, a produção de conhecimentos, as atividades de extensão e a assistência à saúde estarão sendo praticadas em condições muito adversas!
Assim sendo, aproveitemos com alegria as festividades de final de um e início de outro ano, e também o período de férias em janeiro, para o necessário reabastecimento de forças físicas e emocionais em favor da UPE, ou seja, em nosso favor e das causas públicas!
Assim sendo, a diretoria da ADUPE deseja que tenhamos felizes comemorações neste final de ano e um feliz 2013!